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#37861
“Não são as crises que mudam o mundo, e sim nossa reação a elas”. A declaração do filósofo e sociólogo polonês, Zygmunt Bauman, proporciona uma reflexão acerca da atual conjuntura, marcada pela pandemia do novo Coronavírus. Nesse cenário, é primordial indagar o papel exercido pelo sistema de saúde brasileiro.
Para Bauman, ao enfrentar um momento de crise, é imprescindível analisar os aspectos que se fazem úteis para excedê-lo. Atualmente, é inegável a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) para a sociedade brasileira. Criado em 1988, com o objetivo de proporcionar o acesso universal à saúde, o SUS reforça sua relevância durante o combate ao Sars–CoV–2. Ainda que em meio à uma crise política que, de maneira direta, afeta o Ministério da Saúde, os profissionais do sistema têm se mostrado pertinentes e primordiais em serviço do povo brasileiro.
Analogamente à problemática enfrentada, o Sistema Único de Saúde desempenha valorosa função ao oferecer, de forma gratuita, campanhas de vacinação e tratamento contra diversas enfermidades. No entanto, a atual subfinanciação do sistema se mostra como uma ameaça à hegemonia do mesmo. Além disso, tal subfinanciação atinge diretamente a população de baixa renda do país, dependente da assistência oferecida pelo SUS. Dessa forma, o Estado desrespeita a Constituição Federal de 1988, que, no art. 196, se ampara no preceito de que “A saúde é um direito de todos e dever do Estado”.
Destarte, o Sistema Único de Saúde consiste como um bem público e essencial, que requer medidas para seu pleno desempenho. Dentre tais medidas, realizadas pelo Estado em consonância com o Ministério da Saúde, a efetuação de investimentos diretos para o fortalecimento e preparação do sistema, bem como a criação de políticas públicas que busquem expandir o atendimento de qualidade, se revelam como primordiais. Ademais, a integração dos sistemas público e privado por meio de incentivos fiscais para as instituições que busquem popularizar o acesso à saúde também manifesta-se como uma medida vital. Espera-se, com isso, que o SUS seja apreciado e a Constituição respeitada.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Olá andluis , vou corrigir sua redaç[…]

Muito obrigado pela ajuda mais uma vez! jherodrig[…]

Muito obrigado pela correção!

Agora eu percebi o erro. Realmente podia ter desen[…]

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