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#56799
A solidariedade é um dos atos mais nobres e humanos no mundo contemporâneo, é um sentimento de amor ou compaixão pelos necessitados ou injustiçados, que estimula o indivíduo a prestar-lhes ajuda moral ou material. Entretanto, a solidariedade não está sendo bem desenvolvida na contemporaneidade. Diante dessa perspectiva, percebe-se a consolidação de um grave problema, em virtude do legado histórico e o individualismo.

Em primeiro plano, é preciso atentar para o legado histórico presente na questão. De acordo com o pensamento de Claude Lévi-Strauss, só é possível interpretar adequadamente as ações coletivas por meio do entendimento dos eventos históricos. Nesse sentido, a solidariedade no Brasil, mesmo que fortemente presente no século XXI, apresenta raízes intrínsecas à história brasileira, o que dificulta ainda mais sua resolução.

Além disso, outra dificuldade enfrentada é a questão do individualismo. Na obra "Modernidade Líquida", Zygmunt Bauman defende que a pós-modernidade é fortemente influenciada pelo individualismo. A tese do sociólogo pode ser observada de maneira específica na realidade brasileira, no que tange ao desenvolvimento da solidariedade. Essa liquidez que influi sobre a questão desse ato nobre funciona como um forte empecilho para sua resolução.

É necessário, portanto, que ações sejam desenvolvidas para a promoção da solidariedade. Então, é preciso que o Ministério da Educação, em parceria com o Conselho Federal de Psicologia do Brasil, desenvolveram "workshops", em escolas, sobre a importância da solidariedade para o enfrentamento de problemas sociais e para o equilíbrio da sociedade. Tais atividades devem ser direcionadas aos alunos do Ensino Médio, porém, o evento pode ser aberto à comunidade. Além disso, podem ser ofertadas atividades práticas, como dinâmicas e dramatizações, de modo a tratar o tema de forma lúdica, para que a solidariedade seja uma prática cada vez mais presente no Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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