Diante desse cenário, é notório que a omissão governamental desempenha um papel importante como ampliador da problemática, assim dificultando o reconhecimento do quão prejudicial é a cobrança excessiva por resultados. Em “O Cortiço”, Aluísio Azevedo afirma que “Neste mundo, uma criatura a tudo se acostuma”. Nesse sentido, a naturalização promovida pelo Estado em relação ao trabalho excessivo, originada do modelo de produção Fordista, em que a produção em massa era priorizada e as pessoas eram forçadas a se adequar ao ritmo das máquinas em busca do sustento, é análoga ao atual. Tendo como efeito, a competição desenfreada por resultados sobressaindo a saúde mental do indivíduo. Diante disso, é inaceitável que o Governo continue omisso quanto ao bem-estar da sociedade.
Ademais, a falta de repercussão midiática sobre a importância da saúde mental no ambiente de trabalho contribui para que o tema se torne um tabu, dificultando o acesso à ajuda. A filósofa Simone de Beauvoir definiu o fenômeno “Invisibilidade social” como a forma negligente de priorizar mais um grupo que outro. Nesse contexto, a falta de equilíbrio no ambiente de trabalho, aliada à competitividade, leva a população para o desenvolvimento de doenças psicológicas, como ansiedade e depressão. Além disso, a dificuldade de acesso a psicólogos públicos e a necessidade de plano de saúde em particulares faz com que a comunidade trabalhadora negligencie suas necessidades.
Mediante ao exposto, é necessário providências para amenizar o quadro atual. O Estado deve criar políticas de saúde mental em empresas, por meio de incentivos, com a finalidade de desenvolver um ambiente de trabalho menos competitivo e padronizado priorizando o bem-estar dos funcionários. É urgente que o Ministério da Saúde, por meio de mídias sociais e jornais promova ações e debates constantes sobre saúde no ambiente de trabalho e na vida pessoal, no intuito de dar ênfase para a causa e mostrar que a população é importante. Somente assim, a insatisfação pessoal e no trabalho retratada na personagem Andy acabará.
VOCÊ É O LIDER DA SUA VIDA ❣
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.