Em primeira análise, é importante citar o papel da representatividade publicitária na identidade e aceitação de diferentes grupos da sociedade. Mas no entanto, segundo dados do estudo feito pelo agência Heads, mais de 75% das propagandas publicitárias ainda adotam padrões elitistas, o que foge do conceito de “sociedade igualitária onde todos se sentem representados” idealizada por Rousseau e portanto, tornam-se necessárias medidas de resolução dessa situação.
Por conseguinte, é imprescindível ressaltar o caráter discriminatório que os estereótipos da publicidade atual têm imprimido perante a sociedade. Ora, um país miscigenado e rico em etnias e gêneros como o Brasil não condiz muito com uma mídia que faz alusão a preferências sexuais e raciais. Desta maneira, como diria o filósofo Thomas Hobbes, uma “intervenção estatal” mostra-se urgente.
Em suma, para resolver essa questão associada à representatividade no Brasil, urge que o Ministério da Cidadania promova o incentivo à inclusão social no ambiente publicitário por meio de políticas públicas que venham a combater os estereótipos vigentes a fim de aumentar a participação dos diferentes grupos da sociedade na publicidade, de forma a retratar mais fidedignamente a diversidade ética, racial e de gênero no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.