Por Carlosbu
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O SUS- Sistema Único de Saúde foi criado no Brasil em 1988 pela constituição federal, que determinou a obrigação do Estado em oferecer saúde pública e de qualidade a toda população brasileira. Dessa maneira, às classes menos favorecidas tiveram acesso aos bens de saúde. Apesar disso, ele vem sofrendo um processo de desmonte nos últimos anos.
Dessa forma, o governo está diminuindo os investimentos e precarizando o serviço prestado pelo SUS, fazendo com que a opinião pública seja favorável à privatização desse sistema que segue uma tendência de beneficiar a população. A falta de conhecimento por parte dos cidadãos no que se refere aos diversos serviços prestados pela rede pública de saúde, também contribui para formação dessa opinião.
"[...] Vocês que fazem parte dessa massa, que passam nos projetos do futuro[...]" é o trecho da música "Vida de gado" de Zé Ramalho, que deixa a entender que somos facilmente manipulados para atender a um propósito. Nesse contexto, se os brasileiros tivessem conhecimento da importância da saúde pública e pudessem ser críticos quando as informações que recebem, iriam defender e reivindicar a qualidade do serviço de saúde.
Visto isso, a OMS- Organização Mundial da Saúde, deve criar uma campanha de valorização do SUS, em parceria com o Ministério da Saúde. Informando toda população brasileira, com ênfase nas classes mais pobres, da importância de manter a rede explicando sobre todos os serviços prestados pela mesma. Está, deve ser feita por meio dos veículos de comunicação e palestras nas comunidades. Visando assim, construir um pensamento de valorização e entendimento das áreas de atuação do SUS. Deixando Zé Ramalho orgulhoso por não sermos mais uma "massa de manobra".
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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