• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#64155
A herança do passado
No livro "Raízes do Brasil" de Sérgio Buarque de Holanda, aponta que, a cultura brasileira adquire, em geral, os traços de outras culturas, em particular a europeia, que foi introduzida com as Grandes Navegações. Esse processo de aculturação, trouxe diversos patrimônios, materiais e imateriais, que vem sido destruído com o passar dos anos.
Em primeiro lugar, é importante destacar o descaso do governo e da população em relação à herança histórica do Brasil. Como prova desse abandono cultural, dados afirmam que o Museu do Louvre, em Paris, é mais visitado por brasileiros do que o próprio Museu Nacional localizado no Rio de Janeiro.
Além disso, com o avanço da globalização e da hegemonia cultural, a identidade brasileira vem desaparecendo, fazendo com que percamos a brasilidade. Segundo o curador da exposição "A Construção do Patrimônio", Luiz Fernando Almeida, quando se fala de patrimônio se discute algo comum a todos, é o que transforma uma sociedade em sociedade, ou seja, a preservação desse legado é o que transforma o Brasil em uma nação.
Portanto, é mister que sejam tomadas providências para amenizar o quadro atual. É dever do governo influencie a população a valorizar mais a cultura de seu próprio país e não se deixar ser persuadido como a cultura de países estrangeiros. Ademais, é importante aumentar a verba desses locais, para que possam ser preservados. Somente assim será possível garantir que a identidade do Brasil não caia em esquecimento e seja destruída.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

#64170
"No livro "Raízes do Brasil" de Sérgio Buarque de Holanda, aponta que, a cultura brasileira adquire, em geral, os traços de outras culturas, em particular a europeia, que foi introduzida com as Grandes Navegações."

Você começou com "No livro..." porém depois usou "aponta que", logo "No livro aponta que" seria uma frase desconexa. O certo seria você começar com "O livro" para poder usar "aponta que", ou então usar "No livro" porém usar "aponta-se que".
Faltou uma vírgula entre "Raízes do Brasil" e "de Sérgio Buarque de Holanda".
Entre "aponta que" e "a cultura brasileira" você usou uma vírgula sem necessidade.


"Esse processo de aculturação, trouxe diversos patrimônios, materiais e imateriais, que vem sido destruído com o passar dos anos."

Entre "aculturação" e "trouxe" há uma vírgula sem necessidade.
Você utilizou o termo "patrimônios" no plural, o que te obriga à usar "destruídos" ao invés de "destruído".


Corrigindo os erros apontados até agora, o certo seria:
"O livro "Raízes do Brasil", de Sérgio Buarque de Holanda, aponta que a cultura brasileira adquire, em geral, os traços de outras culturas, em particular a europeia, que foi introduzida com as Grandes Navegações.
Esse processo de aculturação trouxe diversos patrimônios, materiais e imateriais, que vêm sido destruídos com o passar dos anos."


Esse parágrafo está perfeito: "Em primeiro lugar, é importante destacar o descaso do governo e da população em relação à herança histórica do Brasil. Como prova desse abandono cultural, dados afirmam que o Museu do Louvre, em Paris, é mais visitado por brasileiros do que o próprio Museu Nacional localizado no Rio de Janeiro."

No trecho seguinte você usou "vem", quando deveria ter usado "vêm".:

"Além disso, com o avanço da globalização e da hegemonia cultural, a identidade brasileira VÊM desaparecendo, fazendo com que percamos a brasilidade."


"É dever do governo influencie a população a valorizar mais a cultura de seu próprio país e não se deixar ser persuadido como a cultura de países estrangeiros."
No trecho acima você usou "É dever do governo influencie" quando deveria usar "influenciar".
"É não se deixar ser persuadido COM a cultura de países estrangeiros"

Espero que tenha te ajudado, ficarei feliz em ajudar com outras redações se você precisar!

vitoriaca , tá bom anjo❤

Iurymed , ei!! Claro! Posso sim. Em breve, ok[…]

Dante , não aguento com esses elogios!! :[…]

Ei, Fernanda! Espero que esteja tudo bem com v[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM