Em primeira instância,é importante pontuar que o Brasil não possui boas políticas para a preservação do seu patrimônio cultural. Como pode ser visto na série norte americana, produzida pelos estúdios ABC, "Shameless" o apagamento histórico de diversas culturas como a dos Judeus, retratado por Carl Gallgher, se deve a tentativa de destruição de toda história. Não diferente do cenário fictício da série, o Brasil passa pelo mesmo problema de falta de identidade histórica, tanto afro-brasileira quanto indígena, devido a desvalorização cultural desses povos,que por não terem seus patrimônios culturais preservados por lei acabam tendo sua história apagada.
Como segundo ponto, vale ressaltar o "complexo de vira-lata" da sociedade brasileira,no qual, a própria problematiza e oculta sua cultura, priorizando a do exterior. A frase do filósofo Thomas Hobbes, "o homem é o lobo do próprio homem" relata uma sociedade onde a população se auto destrói por motivos individualistas. Não distante de tal citação, a sociedade brasileira é o seu próprio lobo quando não investe corretamente em sua própria cultura,preferindo deixar o pensamento capitalista do exterior adentra no território, ao invés de apoiar e preservar o patrimônio cultural brasileiro.
Portanto, para o livre exercício da preservação do patrimônio cultural na sociedade brasileira, é necessário que o Governo Federal, como instância máxima, junto ao Senado, crie leis voltadas a preservação do patrimônio cultural,de forma que crie novos museus, instituições e ampliem o acesso à cultura no país. Também cabe ao Ministério de Comunicações a criação de comerciais,séries e filmes que divulguem a cultura, afim de criarmos novos patrimônios culturais. Como na música do cantor Djonga, "a cultura deve andar ao lado da sociedade nunca atrás"
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.