Avatar do usuário
Por jotape006
Quantidade de postagens
#122950
A sociedade brasileira sofre com a problemática da não preservação cultural,isso vem desde a sua independência,pois com o comando português, a definição de cultura era apenas vista pelo lado Europeu. Não muito distante do cenário retratado, a sociedade atual continua a problematizar a cultura nacional. Tendo em vista que diversos fatores auxiliam tal problema e tiram a importância da preservação do patrimônio cultural,tais fatores como politicos e sociais.
Em primeira instância,é importante pontuar que o Brasil não possui boas políticas para a preservação do seu patrimônio cultural. Como pode ser visto na série norte americana, produzida pelos estúdios ABC, "Shameless" o apagamento histórico de diversas culturas como a dos Judeus, retratado por Carl Gallgher, se deve a tentativa de destruição de toda história. Não diferente do cenário fictício da série, o Brasil passa pelo mesmo problema de falta de identidade histórica, tanto afro-brasileira quanto indígena, devido a desvalorização cultural desses povos,que por não terem seus patrimônios culturais preservados por lei acabam tendo sua história apagada.
Como segundo ponto, vale ressaltar o "complexo de vira-lata" da sociedade brasileira,no qual, a própria problematiza e oculta sua cultura, priorizando a do exterior. A frase do filósofo Thomas Hobbes, "o homem é o lobo do próprio homem" relata uma sociedade onde a população se auto destrói por motivos individualistas. Não distante de tal citação, a sociedade brasileira é o seu próprio lobo quando não investe corretamente em sua própria cultura,preferindo deixar o pensamento capitalista do exterior adentra no território, ao invés de apoiar e preservar o patrimônio cultural brasileiro.
Portanto, para o livre exercício da preservação do patrimônio cultural na sociedade brasileira, é necessário que o Governo Federal, como instância máxima, junto ao Senado, crie leis voltadas a preservação do patrimônio cultural,de forma que crie novos museus, instituições e ampliem o acesso à cultura no país. Também cabe ao Ministério de Comunicações a criação de comerciais,séries e filmes que divulguem a cultura, afim de criarmos novos patrimônios culturais. Como na música do cantor Djonga, "a cultura deve andar ao lado da sociedade nunca atrás"
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
47 Exibições
por anaclaraag
0 Respostas 
331 Exibições
por Vivihxp
0 Respostas 
91 Exibições
por slade2y
5 Respostas 
216 Exibições
por Lauany25
0 Respostas 
161 Exibições
por PaolaMR
0 Respostas 
204 Exibições
por Laisha
0 Respostas 
157 Exibições
por AmandaRamos
0 Respostas 
93 Exibições
por raphsmiles
0 Respostas 
65 Exibições
por 0573764
0 Respostas 
217 Exibições
por isabely95
Alguém pode atribuir nota?

A Constituição Federal de 1988, docu[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM