Deve-se pontuar, de início que o apagamento histórico configura-se como um grave empecilho no que diz respeito à preservação do patrimônio cultural na sociedade brasileira. Com a concretização da colonização portuguesa, a partir de 1530, ocorreu-se um intenso apagamento dos costumes e tradições dos povos que ali viviam e que foram introduzidos no território brasileiro através do tráfico negreiro. Este prejuízo se deu pelos objetivos de Portugal de disseminar a cultura europeia, que impactou diretamente na perda dos costumes indígenas e africanos que formavam a sociedade brasileira. Com o objetivo de manter esses costumes vivos, foram preservados diversos objetos da época, assim como as tradições foram passadas para as gerações seguintes, demonstrando a importância de manter a memória e vivência destes povos, promovendo assim a preservação do patrimônio cultural para a sociedade brasileira.
Além do mais, ressalta-se que a falta de representatividade configura-se como um entrave gerado pelo apagamento histórico. Para poeta Rupi Kaur, "A representatividade é vital", sendo uma tese fundada pela alusão a uma borboleta, que tenta ser mariposa, por estar rodeada delas. Fora da poesia, destaca-se a importância da preservação do patrimônio cultural na sociedade brasileira para manter a representatividade daqueles que sofreram com sua história apagada através das transformações socioculturais.
É evidente, portanto a importância de manter a preservação do patrimônio cultural para a sociedade brasileira. Por isso, os governos de esferas nacionais, estaduais e regionais devem manter os registros de objetos culturais conservados, assim como manter a segurança e os direitos de povos tradicionais, por meio de leis e políticas públicas que protejam a cultura, a fim de que as memórias permaneçam sem a influência eurocêntrica.
Assim, será possível reduzir os efeitos do apagamento histórico e da falta de representatividade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada