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#56062
Queimadas contínuas

O sofrimento do Brasil em relação ao meio ambiente tem sido contínuo, as queimadas na Amazônia e no Pantanal foi um dos acontecidos mais fortes, sem contar em todas as vidas de animais que foram perdidas e diversos outros provo, que deveríamos controlar e não estamos conseguindo.
Em primeira análise as queimadas na Amazônia e no Pantanal, que se alastraram a mais de 10 mil quilômetros, destruindo as vegetações, deixando o solo ruim, aumentando a tensão de calor atmosférico e para piorar foi em duas regiões do Brasil.
Em segunda análise todos os animais que foram mortos através destas queimadas, que não foi um acidente. Quantas vacas, pássaros, macacos e muitos outros animais tiveram sua vida destruída pelo fogo, tudo e todos fazem parte do meio ambiente.
Portanto, percebe-se que a natureza pede socorro, e podemos mudar isto, o Governo Ambiental deveria fazer campamhas de mutirão de pessoas para plantações de árvores, contratar mais veterinários para trabalhar pegando os animais feridos e doentes, fazer com que a população ajude e evite queimar lixos e etc, e é claro, cuidar para que não ocorra mais. Vamos prevenir o meio ambiente o mundo precisa dele!
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

#56071
Olá, vou tentar corrigir, fique a vontade para falar se encontrar algo errado, porque eu também sou só uma estudante...

Primeiramente, quando mais da metade da redação é constituída por parágrafos com um único período, o texto terá no máximo 160. Pela maneira como ficou a conclusão, por pouco o texto estaria nesse caso, mas ficou no 160 por causa dos desvios gramaticais mesmo.

Queimadas contínuas
--> Título não altera a nota em nada...

O sofrimento do Brasil em relação ao meio ambiente tem sido contínuo, as queimadas na Amazônia e no Pantanal foi um dos acontecidos mais fortes, (1)sem contar em todas as vidas de animais que foram perdidas e diversos outros provo [povos] (o que aconteceu com esses povos?), que (1) deveríamos controlar e não estamos conseguindo.
(1) Esse deslocamento ficou desnecessário, porque esse último "que" quase pode ser confundido, parecendo falar dos povos. Como a parte sublinhada é só um adicional, não haveria prejuízo colocá-la no final e ainda melhoraria a organização (sem "quebrar" uma informação ao meio).
(2) Sempre é bom evitar repetir palavras... mas você repetiu o "que" muito próximo, então busque alternativas, por exemplo, use "os quais".
---> É uma boa introdução, mas poderia melhorar a organização e evitar deixar informações incompletas (no caso dos povos), além de desenvolver as ideias expostas um pouco mais. Se possível fale a quantidade de animais afetados com sua devida fonte.


Em primeira análise[,] as queimadas na Amazônia e no Pantanal, que se alastraram a mais de 10 mil quilômetros, destruindo as vegetações, deixando o solo ruim, aumentando (3) a tensão de calor atmosférico (4) e para piorar foi em duas regiões do Brasil.
(3) O gerúndio é muito utilizado em casos informais, então evite usá-lo, até mesmo para dar oportunidade para usar conjunções entre outros elementos.
(4) A parte sublinhada está de certo modo incompleta: a "oração" principal é exatamente a que está sublinhada e observe que ela por si só não traz informação, ou seja, falta o verbo da oração principal, porque foi colocando complementos, mas faltou explicar o que essas queimadas fizeram. Por isso, uma solução seria ter escrito da seguinte maneira: " as queimadas na Amazônia e no Pantanal, que se alastraram por mais de 10 mil quilômetros, destruíram as vegetações, deixando o solo ruim, aumentando a tensão de calor atmosférico " (aqui não estou tratando do gerúndio, por isso nem vou sugerir alterações em cima disso).
---> Tem certa direção, mas não tem fonte, ou seja, não é um repertório legitimado. Também falta desenvolver e relacionar mais com sua tese.


Em segunda análise[,] todos os animais que foram mortos através destas queimadas, que não foi um acidente (o melhor era colocar um vírgula aqui e continuar falando sobre os animais...). Quantas vacas, pássaros, macacos e muitos outros animais tiveram sua vida destruída pelo fogo, (mudou o assunto, então não precisa da vírgula) [?]tudo e todos fazem parte do meio ambiente.
---> Em que base está a parte de que não foi um acidente? Além disso, essa informação de quantos animais foram mortos é você que tem que trazer para o leitor, porque somente questionar não reafirma o seu ponto de vista, porém, se utilizar um dado, isso irá valorizar sua opinião. Novamente não tem nenhum repertório legitimado. E ainda por cima, não consegui identificar a opinião nessa parte sobre o assunto.

Portanto, percebe-se que a natureza pede socorro, e podemos mudar isto,[.] (ou põe o ponto final ou usa uma conjunção para interligar) o Governo Ambiental (5) (agente) deveria fazer campamhas [campanhas] de mutirão de pessoas para plantações de árvores (ação 1), contratar mais veterinários (ação 2) para trabalhar pegando os animais feridos e doentes (modo), fazer com que a população ajude e evite queimar lixos e etc (desnecessário o "etc", você tem que deixar a proposta ser completa e bem detalhada), e é claro, cuidar (do que? Por meio do que? Para que?) para que não ocorra mais (o que não deve ocorrer?). Vamos prevenir[,] o meio ambiente [e] o mundo precisa dele (ao invés de "dele", seria "disso")!
(5) Não existe Governo Ambiental, mas acho que confundiu Governo Ambiental com Ministério do Meio Ambiente (não sei se tô forçando a barra mas é né a parte do governo que trabalha com meio ambiente... :mrgreen: ) (Daí considero esse agente por causa dessa parte aqui nos materiais de correção: "considerar o agente que, embora não corresponda especificamente à ação proposta, relaciona-se a ela pelo campo semântico a que pertence. Por exemplo, em “O Judiciário deve propor leis mais rígidas”, por mais que saibamos que “o Judiciário” não é o agente mais competente para propor leis, e sim o Poder Legislativo, entendemos que, para um jovem concluinte do Ensino Médio, essas competências não estão muito claras. Garante-se, assim, a contabilização desse elemento"
---> Há muitas ações e pelo menos uma delas deveria estar claro qual é a finalidade, a maneira que será feita e mais algum detalhamento. A parte mais completa tem três elementos.


Minhas principais dicas: escolha pelo menos um repertório para cada parágrafo de desenvolvimento e trabalhe bem em cima deles, além de focar em descrever uma das soluções com todos os cinco elementos (ação, agente, finalidade, meio/modo, detalhamento).

Dica para usar aqui na plataforma: Como não dá para aquele espaço no inicio dos parágrafos, o texto acaba ficando todo junto, pode dar um "Enter" a mais para ajudar o leitor aqui a enxergar onde você queria que fosse um outro parágrafo, igual eu estou fazendo aqui mesmo haha ;)

Espero ter ajudado nem que seja um pouquinho... e é isso ai!
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Oiii, vou corrigir amanhã pode ser?

Observando o cenário, é notór[…]

GabiNatali , ok

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