Avatar do usuário
Por AnaBia890
Quantidade de postagens
#128677
A emergência da crise climática é um tema de extrema importância não só no contexto brasileiro, mas no mundo todo, visto que a cada ano o aquecimento global e as mudanças climáticas estão caminhando para um cenário irreversível. No entanto, existem ainda inúmeros desafios a serem superados para garantir a preservação dos ecossistemas. Desse modo, é relevante discutir a questão envolvendo as consequências da destruição ambiental e ações efetivas para reverter essa realidade.
Em primeira análise, é necessário destacar que apesar de um processo natural, o efeito estufa tem sido intensificado devido a queima de combustíveis e o desmatamento, principais fontes dos gases causadores do efeito estufa na atmosfera. Isso porque a maior parte da demanda por energia elétrica e insumos que garantem o transporte ainda é suprida por combustíveis fósseis , cujo uso lança toneladas de dióxido de carbono na atmosfera.
Um relatório da ONU de 2023 mostrou que mesmo que os países cumpram as metas de redução de emissões, o mundo atingiria entre 2,5 e 2,9ºC ainda neste século, consequentemente, isso contribuiria para um aumento de desastres e catástrofes climáticas, como queimadas, incêndios, enchentes, secas, furacões, tornados, aumento de doenças graves relacionadas ao calor, etc.
Diante desse contexto, são necessárias ações concretas para virar o jogo, como investir em energias renováveis, incentivar a economia circular e outras práticas de redução de resíduos, agricultura sustentável e transportes que emitam menos ou nenhum tipo de gás do efeito estufa. Sobretudo, a efetiva participação da sociedade como um todo e a cooperação internacional são peças fundamentais para a eficácia dessas ações no combate à emergência climática.
Com base no que foi discutido, fica evidente, portanto, a urgência em reduzir as emissões de gases que agravam o aquecimento global e a importância de se preservar o meio ambiente. Sendo essa tarefa uma responsabilidade compartilhada entre o Estado, a sociedade civil e as Nações numa parceria global. Assim, é crucial a adoção de políticas eficazes que contribuam para a economia de baixo carbono, gestão sustentável de resíduos e promoção de práticas sustentáveis são ações que podem mitigar esses desafios.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
58 Exibições
por Haira
0 Respostas 
99 Exibições
por Eriksousa
2 Respostas 
109 Exibições
por Felipe082
0 Respostas 
250 Exibições
por Jefferso
0 Respostas 
264 Exibições
por gabrielfcb
0 Respostas 
59 Exibições
por Yane12
0 Respostas 
100 Exibições
por Paulo34
0 Respostas 
1156 Exibições
por kosmo
0 Respostas 
67 Exibições
por MatosPp
0 Respostas 
33 Exibições
por Josemikael

Segundo a história da idade medieval as mul[…]

Segundo o Ex-Presidente da República do Chi[…]

Na obra musical 'Potato Head" escrita por[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM