Em primeira análise, destaca-se que a continuidade das atividades humanas está intrinsecamente relacionada com a natureza. Os “rios voadores”, por exemplo, transportam vapor por correntes de ar da Amazônia – localizada ao norte do Brasil – para a região sudeste – região mais rica e populosa do país – acarretando, posteriormente, na geração de chuvas. Caso essa interação seja abalada mediante o agravamento do desmatamento, o Sudeste apresentaria graves problemas, coo: prolongamento e intensificação de secas; redução na produção de energia via hidrelétricas; intensificação de doenças. Ocasionando, num mundo globalizado como o nosso, problemas econômicos e sociais, como a redução na exportação de alimentos e migração em massa, respectivamente. Afetando, consequentemente, as ações humanas em âmbito nacional e internacional.
Ademais, nota-se que a simples proteção dos ecossistemas assegura a continuidade dos recursos para uso futuro – se necessário. Segundo a UNESCO, o crescimento econômico favorece a demanda por recursos naturais, porém as práticas extrativistas não são sustentáveis; não permitindo, assim, o uso do recurso no futuro. Os manguezais, no caso, possibilitam a reposição dos estoques pesqueiros por serem verdadeiros berçários da vida marinha; caso esse ambiente seja destruído visando a extração de areia, haveria um impacto global na pesca de peixes e crustáceos, pois parte desses alimentos são destinados aos mercados da Europa e
Ásia. Ao proteger os manguezais, os recursos pesqueiros, com o tempo, serão repostos, assegurando alimento às futuras gerações.
Diante do exposto, portanto, a proteção dos ecossistemas garante a manutenção da vida humana, em escala nacional e internacional. Desse modo, ressalta-se o uso do georreferenciamento via satélite pelo INPE. Seus novos satélites e o aprimoramento tecnológico dessas ferramentas, auxiliam órgãos estatais na fiscalização do desmatamento, ajudando o IBAMA, Polícia Federal e Forças Armadas em ações contra os detratores do vede.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada