Nesse cenário, ressalta-se, de início, que o desprevilegio do programa PNAE é de falta um problema. De fato o governo tem papel de valorizar a importância da merenda escolar, visto que a desvalorização do PNAE que os custos foram reduzido e portanto, o programa já enfrenta desafios estruturais em termos de valores. Assim surge que o governo reconhecem o poder que têm de valorizar o PNAE e mudem sua postura.
Além disso, outro fator influenciado é a desnutrição que está na importância da merenda escolar, uma vez que podemos dizer que a merenda é a principal refeição do dia para os alunos, algo que muitas das vezes acontece de alunos não conseguir levar algo para comer, a falta de nutrientes saudável acaba prejudicando o alunos em seu ambiente escolar. Dessa forma é preciso combater a falta de nutrientes saudável para superar o problema.
Portanto é indispensável intervir sobre esse cenário. Para isso. envolver a comunidade no gerenciamento da merenda escolar, para potencializar suas ações, envolvendo toda comunidade, ação, país, moradores próximo e os próprios alunos em um trabalho de conscientização sobre a importância da merenda escolar nas escolas. Paralelamente, é preciso intervir sobre a desvalorização governamental presente no problema. Dessa maneira vamos superar a cegueira social que Saramago falou.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.