Avatar do usuário
Por Jullioaa0
Quantidade de postagens
#123242
"Ensaio sobre a cegueira" retrata a invisibilização de certos problemas da sociedade. Na realidade brasileira a crítica de Saramago é verificada na importância da merenda escolar, que sofre no problema da falta de nutrientes aos alunos e a falta de desprevilegio do programa PNAE.
Nesse cenário, ressalta-se, de início, que o desprevilegio do programa PNAE é de falta um problema. De fato o governo tem papel de valorizar a importância da merenda escolar, visto que a desvalorização do PNAE que os custos foram reduzido e portanto, o programa já enfrenta desafios estruturais em termos de valores. Assim surge que o governo reconhecem o poder que têm de valorizar o PNAE e mudem sua postura.
Além disso, outro fator influenciado é a desnutrição que está na importância da merenda escolar, uma vez que podemos dizer que a merenda é a principal refeição do dia para os alunos, algo que muitas das vezes acontece de alunos não conseguir levar algo para comer, a falta de nutrientes saudável acaba prejudicando o alunos em seu ambiente escolar. Dessa forma é preciso combater a falta de nutrientes saudável para superar o problema.
Portanto é indispensável intervir sobre esse cenário. Para isso. envolver a comunidade no gerenciamento da merenda escolar, para potencializar suas ações, envolvendo toda comunidade, ação, país, moradores próximo e os próprios alunos em um trabalho de conscientização sobre a importância da merenda escolar nas escolas. Paralelamente, é preciso intervir sobre a desvalorização governamental presente no problema. Dessa maneira vamos superar a cegueira social que Saramago falou.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
141 Exibições
por Jessieamar
0 Respostas 
234 Exibições
por Jessieamar
0 Respostas 
28 Exibições
por jubisss
0 Respostas 
98 Exibições
por Alonesif
A importância da saúde mental nas escolas
por Luis762022    - In: Outros temas
0 Respostas 
40 Exibições
por Luis762022
0 Respostas 
35 Exibições
por Luis762022
0 Respostas 
263 Exibições
por Castru
1 Respostas 
104 Exibições
por Ma2023
0 Respostas 
62 Exibições
por Tainara1109
Importância da tecnologia nas escolas
por Kahlove101    - In: Outros temas
0 Respostas 
14 Exibições
por Kahlove101
Redação Enem 2023

No periodo Colonial, existiam as conhecidas &q[…]

Sua redação ficou muito boa Marlon :[…]

Durante o regime do Estado Novo, o presidente Get&[…]

Boa tarde! Você poderia corrigir minha reda[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM