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Como diria Voltaire, "a leitura engrandece a alma." Durante a formação infantil, a literatura é uma forma acessível e lúdica de transportar a criança para outro mundo, e assim ensiná-las as diferenças entre os seres em todas as esferas. Dessa forma, a importância da literatura pode ser analisada em dois possíveis aspectos: a formação do caráter e empatia, além do desenvolvimento de uma sociedade culturalizada.

Na fábula, "a cigarra e a formiga" é ensinado sobre os males da diversão em excesso e as consequências dos esforços (ter comida no inverno). De forma simples e divertida, as crianças aprendem sobre princípios básicos do ser humano para o desenvolvimento de seu caráter. A partir de leituras que influenciam novos pensamentos e visões de mundo, a criança também interpreta isso de maneira que faça parte da sua realidade com a família e amigos. Também é desenvolvido um senso de empatia, visto que as histórias mostram a vida de um personagem, geralmente em primeira pessoa. Os pensamentos, comportamentos e ações são interpretados em primeira mão pelo leitor, como se fosse ele próprio ou uma pessoa próxima.

Outro ponto a ser destacado é a culturalização da sociedade. Um país onde a média anual de leitura é de 2 livros por ano, reflete nos índices de alienação que poderiam ser resolvidos com a leitura precoce e contínua. Pequenos livros e textos sobre a cultura brasileira ajudam a resgatar o senso de "brasilidade" em cada pessoa, além de valorizar todos os conhecimentos passados. Para uma criança, livros sobre o folclore nativo podem mostrar as desigualdades presentes no ambiente, como o "Negrinho do Pastoreio", apresentando a escravidão e racismo.

Diante dos fatos expostos, é preciso estimular a leitura desde cedo. Isso pode ser alcançado com projetos literários criados nas escolas e o incentivo nas mídias para os pais e colegas de classe desenvolverem o hábito da leitura. Também é necessária a ajuda do Ministério da Educação para desenvolver um programa obrigatório nas escolas para a criação e manutenção de bibliotecas com professores especializados na literatura de diferentes gêneros. Dessa maneira, os futuros cidadãos do Brasil levarão uma bagagem cultural e intelectual, além de uma construção exemplar de um ser humano disposto à mudança e evolução do país e de si mesmo.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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