Em primeiro lugar, ressalta-se como causante do problema a falta de verbas destinadas a educação. O economista Sin Arthur Lewis dizia que educação nunca foi despesa, e sim investimento com retorno garantido. Nesse contexto, notam-se óbices no que tange a educação literária, uma vez que o governo não disponibiliza de seu erário verbas para aplicação nas redes de ensino que, por conseguinte, atinge pilares da base do ensinamento infantil, pois recursos linguísticos são essenciais na evolução do aprendizado básico como: a leitura e escrita, o que acresce o índice de analfabetismo juvenil no país. Logo, fica claro que o governo tem seu papel de inépcia nesta problemática.
Em segundo lugar, analisa-se a desmotivação dos jovens pela leitura. Segundo Voltaire, a leitura engrandece a alma e expande a autonomia do pensar, isto é, fornece ao leitor conhecimento geral. Em contradição, observa-se o desinteresse literário no tecido civil infantil, derivado, na maioria das vezes, pelo baixo incentivo a essas crianças, citando-se a ineficiência por parte dos pais, onde os mesmo não buscam fornecer livros e nem ensinar o hábito de ler e buscar conhecimento, ocasionando em um massivo inconveniente no país. Em suma, o cenário atual deve ser repensado e resolvido.
Portanto, cabe ao Ministério da Educação, por meio de verbas governamentais, realizar campanhas publicitárias com o intuito de expandir o interesse a literatura para que haja um maior contato com livros pelo público infanto-juvenil e que os pais saibam agir no incentivo aos mesmos. Desta maneira, pretende-se diminuir o índice de analfabetização, desinteresse infantil e, por consequência, chegarmos mais perto da Finlândia, Canadá e Coréia do Sul no quesito leitura.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.