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Por maikazauski
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#72269
O romance distópico "Fahrenheit 451" retrata uma sociedade privada de ler, na qual bombeiros têm a função de queimar todos os livros. Ainda que a realidade brasileira seja outra, assim como as crianças da obra, muitas pessoas crescem sem nenhum contato com a literatura. No entanto, criar o hábito de ler na infância é importante para o desenvolvimento pessoal, pois estimula o pensamento crítico e a prática da tolerância.
A princípio, de acordo com a pesquisadora Regina Zilberman, a fantasia ajuda na construção da realidade na infância. Nesse sentido, o contato com diferentes personagens e narrativas estimula o pensamento crítico, isto é, torna as crianças mais questionadoras, pois o incentivo de buscar entender por que e como algo acontece antes de aceitar como verdade as faz formar os próprios pontos de vista. Diante disso, o hábito de ler ajuda na investigação dos fatos e, consequentemente, na compreensão do mundo.
Outrossim, a literatura atua no caráter dos sujeitos, pois, segundo o sociólogo brasileiro Antônio Cândido, a leitura humaniza o homem. Dessa forma, ler também faz as crianças desenvolverem valores importantes para a vida em sociedade, a leitura de fábulas, por exemplo, mostra uma versão humanizada dos animais, incentivando o respeito e a empatia à outros seres vivos, por mais diferentes que sejam. A tolerância, portanto, é uma característica comum dos leitores e a leitura na infância é capaz de criar pessoas que se preocupam com o bem estar social.
Em suma, medidas são imprescindíveis para criar o hábito de ler desde a infância. Portanto, o Ministério da Educação deve, por meio da melhoria nas bibliotecas escolares e no envio de livros infantis, criar projetos nas escolas em que os professores e os responsáveis pelos alunos participem da leitura, a fim de que os livros estejam presentes na vida das crianças. Assim, os brasileiros terão acesso a literatura desde pequenos e poderão desfrutar de seus benefícios.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por felipeoneto
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#72270
PERFEITA!!!! só pode ser do curso mesmo 👏
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Por gabrielxguim
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#72486
1- sempre quando citar a fala ou discurso de algum pesquisador, filósofo, professor, etc... coloca entre aspas porque é o mais adequado ; ). 2- Você pontuou duas problemáticas, então o mais adequado seria também ter duas propostas.
3- Sua compreensão do tema é muito boa e seus argumentos são válidos, a dinâmica do texto é boa
4- Diminuir o número de repetições também é uma dica, você repetiu 3 vezes a palavra leitura no terceiro parágrafo, o que os corretores do Enem veem isto como ineficiência vocabular e tals

Você escreve muuito bem, é só corrigir algumas coisinhas e com certeza leva uma nota 1000
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Por maikazauski
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#72558
@gabrielxguim,
Na verdade só é preciso usar aspas na citação direta, mas eu usei citação indireta nos dois parágrafos. Enfim, muito obrigada pela correção :), acho q minha dificuldade é atenção na hora de escrever
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