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Por BrendaN0502
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#65925
Na obra literária "A menina que roubava livros", Liesel era uma garota que, após ser abandonada por sua mãe, passou a furtar livros para passar tempo e consequentemente aprender mais. Assim como exposto no livro, a prática da leitura é de extrema importância, tendo em vista a necessidade que há em adquirir-se mais conhecimento. Entretanto, percebe-se ainda muitos desafios a serem superados, como o alto custo dos livros e a falta de incentivo para tal prática.
A priori, é notório que a leitura é considerada uma das principais fontes de aprendizado por grande parte da população brasileira. Porém, um dos desafios que os leitores têm enfrentado são os altos valores dos impostos que são cobrados na compra dos livros. Tal problemática atingiu diretamente grandes redes de livrarias do país como a Saraiva e Cultura, as quais tiveram que fechar algumas de suas unidades devido a crise financeira. Dessa forma, percebe-se que o problema em questão afeta tanto as livrarias, como aos amantes de livros.
Outrossim, cabe ressaltar que outro desafio vigente no Brasil, é a falta de incentivo à prática da leitura. De acordo com dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio), organizada pelo IBGE, mais de 11 milhões de brasileiros não sabem ler, o qual diz respeito a 6,8% da população. Desse modo, nota-se que todas essas pessoas não tiveram o incentivo necessário para cria-se aptidão pela leitura.
A vista disso, torna-se necessário que o Governo, juntamente com as escolas públicas e privadas invistam no incentivo a leitura, por meio de campanhas como, doações de livros e momentos específico para leitura de livros educativos. Com o objetivo de formar pessoas que apreciam tal prática e que assim, tenham cada vez mais cede de conhecimento.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por Gi69
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#67135
Percebi poucos erros de Português.
Ao meu ver, poderia desenvolver melhor o D2.
Pesquise sobre marca de autoria, me ajudou bastante, uma vez que meus erros eram bem parecidos com os seus.
Faltou o detalhamento na proposta de intervenção. Se tiver dificuldade com isso, sugiro pesquisar sobre. Dica: faça num período separado o detalhamento, pois é mais fácil.
No mais, sua redação está excelente, sob minha perspectiva rs.
Bons estudos!

Esforço é essencial, mas não é só com isso que chegamos onde queremos. Força, galera!
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