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#55230
Embora a lei 13.696 de 12 de julho de 2018, instituída pelo Planalto assegure a política nacional de leitura e escrita como estratégia permanente para promover o livro, a escrita e a literatura, percebe-se que tais diretrizes não vêem surtindo efeitos, uma vez que a importância da literatura na formação infantil torna-se negligenciada. Dessa forma, tais problemas ocorrem devido à falta de incentivo familiar, bem como a mentalidade capitalista das empresas.
Sob esse viés, vale salientar a falta de incentivo dos pais como impulsionador desse problema. Segundo o ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. Contudo, ao se trazer esse pensamento para o cenário brasileiro, percebe-se que a leitura no ambiente familiar não é incentivada, pois muitos pais negligenciam investir em recursos como livros didáticos, livros literários, gibis e materiais de leitura para os filhos. Desse modo, constata-se que o papel passivo exercido pelos responsáveis ao negar o acesso a leitura, corrobora para esse revés.
Ademais, vale ressaltar a mentalidade capitalista das empresas. Segundo karl Liebknecht, político e dirigente socialista alemão, a lei básica do capitalismo é "Você ou eu" e não "Você e eu". Nesse sentido, a excessiva busca pelo dinheiro fez muitas empresas desenvolverem uma postura individualista que só busca gerar riquezas, sem se importarem com as condições sociais da classe social baixa. E no Brasil isso é visível, visto que muitas lojas e empresas adotam preços além do que as pessoas podem pagar. Com isso, fica evidente que algumas empresas detém um olhar voltado apenas para o dinheiro, o que dificulta o acesso a literatura nesse contexto.
Portanto, cabe a Secretária de Alfabetização que por meio de palestras em escolas, apresentem aos pais a importância de incentivar a leitura dos filhos em casa, bem como distribuir livros infantis e materiais literários. Além disso, o Ministério da Educação deve criar parceirias com empresas fornecedoras de livros, a fim de baixar os preços e deixá-los acessíveis para todos. Desse modo, tais ações contribuem para que o acesso a literatura seja efetivo.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

#55238
Olá, achei a sua redação muito boa, porém no seu segundo desenvolvimento vc não argumentou de forma pertinente, dificultando a compreensão. Ademais na sua conclusão não encontrei todos os elementos necessários em nenhuma das duas intervenções. Uma dica é optar por apenas uma intervenção,para que assim possa por todos os elementos além de retomar a introdução.

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