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Por Nicole18
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#51168
De acordo com a Universidade PUCRS, a leitura durante a infância é importante tanto para o desenvolvimento cognitivo quanto para o desenvolvimento emocional. Porém, é certo que nos primeiros anos de alfabetização ,ou seja, um dos primeiros contatos com a leitura de fato, a criança demonstre determinado desinteresse pela leitura, uma vez que aquilo é algo totalmente novo e desconhecido para elas. Dessa maneira ,é certo que tal falta de interesse pela leitura possa vir à aumentar com o passar do tempo, em decorrência da falta de incentivo familiar e do sistema de ensino tradicionalista.

Primeiramente, vale acentuar que uma lacuna no incentivo familiar é um dos fatores condicionantes para o desinteresse infantil. De acordo com o filósofo Paulo Freire, não há educação sem amor . Sob esse viés ,é possível concluir que, assim como as crianças, os pais e adultos também precisam possuir certo amor pela leitura ,para ,posteriormente, incentivar e educar seus respectivos filhos e demais pessoas sobre a importância da literatura ,pois, de nada adianta querer que uma criança goste de ler se as próprias pessoas ao seu redor não são exemplos de leitores . Logo ,compreende-se que o interesse das pessoas ao redor de uma criança pela leitura e o incentivo dessas é indispensável para diminuir o desinteresse infantil pelo mundo literário.

Ademais, outra razão para configuração de tal problema é o sistema de ensino tradicional. Segundo o filósofo Pierre Bourdieu , o que foi criado como forma de democracia jamais deve ser revertido como ferramenta de opressão . Nesse sentido, é nítido que as redes de ensino -as quais deveriam estimular as crianças e alunos- estão por oprimir as diversas formas de realizar uma simples atividade, que é a leitura, já que desde muito pequenos os indivíduos estão acostumados com apenas uma forma de aprendizado e estímulo, a relação de professor e aluno, e nada muito distinto disso, o que causa uma sensação rotineira e desestimulante com passar do tempo. Assim ,entende-se que apenas uma forma tradicionalista de ensino pode ser prejudicial para o interesse das crianças no que tange à leitura.

Portanto ,uma intervenção faz-se necessária. Urge,então, que as escolas -as quais são responsáveis pelo ensino dos indivíduos- em parceria com a Prefeitura , desenvolvam rodas de leitura entre os pais e alunos no período contraturno às aulas, a fim de quebrar o sistema tradicional professor-aluno e incentivar o interesse dos pais e crianças pela literacia em família. Dessa maneira ,todas as crianças da nação brasileira poderão usufruir dos benefícios da leitura em sua formação cognitiva e emocional ,como aponta a PUCRS.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por jheromagnoli
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#51276
A redação está na estrutura certa.
Mas na conclusão, procure não generalizar tanto a arrematação do tema: "intervenção é necessária". E cite nome de órgãos, ministérios, na intervenção, isso remete conhecimento. Ah, e também não identifiquei o MEIO da ação.

Pode me marcar nos comentários da redação que tento ajudar s2 || ENEM & Concurso Público
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