Segundo pesquisas realizadas pela Fundação Itaú Social, 60% dos entrevistados que não tem o habito de leitura afirmaram que mesmo com pais alfabetizados, durante a infância não contaram com a ajuda de um adulto na leitura. Posto isto, compreende-se que a formação de um leitor assíduo tem imensa importância se exercida desde cedo, dessa forma, o desenvolvimento crítico e ético é integrado aos poucos e continuamente ao longo da vida, consumando um ser humano melhor para si e respetivamente para a sociedade.
A educação literária na escola - sobretudo nas instituições públicas - geralmente não é instruída corretamente para que se possa desenvolver a disposição e o gosto pela literatura. Para o educador Paulo Freire, é importante que a leitura seja um ato de amor. Nessa conformidade, entende se que o papel da escola na formação de novos leitores e respectivamente na construção de valores é de suma importância e deve ser desenvolvido o prazer pela prática que decante a curiosidade e a busca por esse conhecimento.
Depreende-se portanto a necessidade de combater esses obstáculos. Para isso é imprescindível que o Ministério da Educação em conjunto com as escolas, instaure novas técnicas de ensino voltadas a literatura - seja ela ficcional ou não - e promova palestras com os pais e alunos e campanhas a fim de incrementar, auxiliar e motivar o habito da leitura na vida das crianças desde cedo, de forma que se incentive a discussão da importância da literatura na formação de um cidadão e o conhecimento de narrativas que melhor se aplique a cada gosto. Para que assim seja construída uma sociedade com indivíduos de valores morais e éticos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.