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Por cardosogabr
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#48819
Desde a antiguidade é perpetuado o discurso acerca da importância da literatura na formação de valores do indivíduo na sociedade. Consoante o escritor Voltaire, a leitura engrandece a alma. Dessa forma é possível compreender o valor da mesma como imensa instauradora de princípios morais e éticos para o convívio em comunidade. Contudo no Brasil, é comum encontrar pessoas que não estão habituadas a ler, e isso muitas das vezes se deve a falta de incentivo por meio da família conjuntamente com a escassa educação literária nas escolas.

Segundo pesquisas realizadas pela Fundação Itaú Social, 60% dos entrevistados que não tem o habito de leitura afirmaram que mesmo com pais alfabetizados, durante a infância não contaram com a ajuda de um adulto na leitura. Posto isto, compreende-se que a formação de um leitor assíduo tem imensa importância se exercida desde cedo, dessa forma, o desenvolvimento crítico e ético é integrado aos poucos e continuamente ao longo da vida, consumando um ser humano melhor para si e respetivamente para a sociedade.

A educação literária na escola - sobretudo nas instituições públicas - geralmente não é instruída corretamente para que se possa desenvolver a disposição e o gosto pela literatura. Para o educador Paulo Freire, é importante que a leitura seja um ato de amor. Nessa conformidade, entende se que o papel da escola na formação de novos leitores e respectivamente na construção de valores é de suma importância e deve ser desenvolvido o prazer pela prática que decante a curiosidade e a busca por esse conhecimento.

Depreende-se portanto a necessidade de combater esses obstáculos. Para isso é imprescindível que o Ministério da Educação em conjunto com as escolas, instaure novas técnicas de ensino voltadas a literatura - seja ela ficcional ou não - e promova palestras com os pais e alunos e campanhas a fim de incrementar, auxiliar e motivar o habito da leitura na vida das crianças desde cedo, de forma que se incentive a discussão da importância da literatura na formação de um cidadão e o conhecimento de narrativas que melhor se aplique a cada gosto. Para que assim seja construída uma sociedade com indivíduos de valores morais e éticos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por cardosogabr
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#48820
oi ola, alguém pode dar uma olhadinha e corrigir se possível? eu tentei ajustar o espaçamento de cada começo de parágrafo mas não consegui :(
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Por Flaviaa
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#49368
Opa, @cardosogabr, assim que possível!

Erre, corrija, erre e corrija novamente...
Assim sucessivamente...
Até que fique interessante...
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Por Flaviaa
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#49960
cardosogabr escreveu:oi ola, alguém pode dar uma olhadinha e corrigir se possível? eu tentei ajustar o espaçamento de cada começo de parágrafo mas não consegui :(
Não tem problema, creio que não dá mesmo para colocar o espaço no início.

Erre, corrija, erre e corrija novamente...
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Por Flaviaa
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#49997
Correção do texto: A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA NA FORMAÇÃO DE VALORES DO INDIVÍDUO NA SOCIEDADE.
Usuário(a): @cardosogabr

INTRODUÇÃO:

Desde a antiguidade (seria legal que você especificasse o tempo, "desde a antiguidade" é um tanto amplo) é perpetuado o discurso acerca da importância da literatura na formação de valores do indivíduo na sociedade. Consoante o escritor Voltaire, a leitura engrandece a alma. Dessa forma (estou realmente confusa: aqui teria uma vírgula? ) é possível compreender o valor da mesma como imensa instauradora de princípios morais e éticos para o convívio em comunidade. Contudo, no Brasil, é comum encontrar pessoas que não estão habituadas a ler, e isso muitas das vezes se deve a à (1) falta de incentivo por meio da família conjuntamente com a escassa educação literária nas escolas. (2)

Legenda:

possível erro (incerto)
erro
confuso
desnecessário
"melhorável"
(x): observações
repetição
(meus comentários)
sugestão (ou correção)
"stonkis"
Adequação ao tema
(_) espaço

...
Observações:

(1)https://portugues.dicaseexercicios.com. ... 0a%20crase.

(2) Posso estar errada, mas normalmente, por serem usados como conectivos iniciais, depois de "dessa forma" e "contudo" teriam uma vírgula. Porém, estou realmente confusa, pois lendo os período não me parece que a vírgula esteja errada - depois de "contudo" creio que tenha sim uma vírgula -.

...
:!: Comentários gerais:  Apresentou o tema, problematizou e deu sua tese. Show! Ótima introdução! Confesso que o segundo período deu uma carinha de parágrafo de desenvolvimento.

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Por cardosogabr
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#50007
Flaviaa escreveu:Correção do texto: A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA NA FORMAÇÃO DE VALORES DO INDIVÍDUO NA SOCIEDADE.
Usuário(a): @cardosogabr

INTRODUÇÃO:

Desde a antiguidade (seria legal que você especificasse o tempo, "desde a antiguidade" é um tanto amplo) é perpetuado o discurso acerca da importância da literatura na formação de valores do indivíduo na sociedade. Consoante o escritor Voltaire, a leitura engrandece a alma. Dessa forma (estou realmente confusa: aqui teria uma vírgula? ) é possível compreender o valor da mesma como imensa instauradora de princípios morais e éticos para o convívio em comunidade. Contudo, no Brasil, é comum encontrar pessoas que não estão habituadas a ler, e isso muitas das vezes se deve a à (1) falta de incentivo por meio da família conjuntamente com a escassa educação literária nas escolas. (2)

Legenda:

possível erro (incerto)
erro
confuso
desnecessário
"melhorável"
(x): observações
repetição
(meus comentários)
sugestão (ou correção)
"stonkis"
Adequação ao tema
(_) espaço

...
Observações:

(1)https://portugues.dicaseexercicios.com. ... 0a%20crase.

(2) Posso estar errada, mas normalmente, por serem usados como conectivos iniciais, depois de "dessa forma" e "contudo" teriam uma vírgula. Porém, estou realmente confusa, pois lendo os período não me parece que a vírgula esteja errada - depois de "contudo" creio que tenha sim uma vírgula -.

...
:!: Comentários gerais: Apresentou o tema, problematizou e deu sua tese. Show! Ótima introdução! Confesso que o segundo período deu uma carinha de parágrafo de desenvolvimento.
obrigada flavia pela correção e principalmente pela dica de exercicios eles serão mt úteis, com certeza. eu tambem fico muito confusa com virgulas as vezes, enfim obrigada
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Por Flaviaa
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#50023
@cardosogabr, já já trarei o restante

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