Página 1 de 1

A importância da literatura brasileira na formação infantil

Enviado: 21 Mai 2022, 20:34
por arthura
Para começar, o poema de Conceição Evaristo "vozes mulheres" fala sobre mulheres negras que no passado foram silenciadas e que agora a futura geração está falando por elas. Tendo isso em mente, podemos perceber o quão importante a literatura é crucial na fase infantil. E de que forma isso ajudaria? De forma didática educando sobre sua historia, passado e como meninas negras podem se inspirar através da literatura.
Por outro lado, a literatura negra surgiu como um ato politico contra países controlados pelo povo branco. Como podemos ver em escolas renomadas são contemplados livros considerados oficiais e corretos pela literatura brasileira feitos por brancos e protagonizados pelos mesmos. Por fim, temos um filme chamado " a menina que roubava livros" é sobre uma menina adotada em que seu padrasto a ensina a ler e então ela adquiri o costume de roubar livros. Podemos ver uma alusão a muitas crianças pobres, negras, indígenas brasileiras que vivem sem uma educação literária prospera.
Sem duvidas o brasil é bem precário em questão de educação literária para crianças. Podemos começar a solucionar esses problemas a partir a introduzir a literatura negra nas escolas, cobrar do ministério da educação mais visibilidade e disponibilizar esses material publicamente. Que tenha mais divulgação na tv, que empresas invistam em literatura no brasil. E que tenha-se educação literária em casa para se torne um abito infantil.