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No filme "Matilda", acompanhamos a história de uma menina brilhante e curiosa que cresce com pais grosseiros e irresponsáveis. Eles nunca a incentivaram para nada, Matilda vê nos livros uma "válvula de escape" e uma forma de estimular a imaginação, nutrindo um grande amor pela leitura, além dos poderes mágicos que descobre ter. Infelizmente a narrativa não destoa da realidade brasileira, na qual muitas crianças não tem acesso ou interesse em ler, tanto por falta de estímulo quanto por falta de recursos. Em "A Seleção", obra escrita por Kiera Cass, vemos a retratação de uma sociedade desigual e dividida em castas, dos mais nobres (Casta Um) aos mais humildes (Casta Oito). Conseguimos perceber o escasso acesso à cultura para os mais simples, sem chances de ter a leitura presente e os com maiores condições, sem valoriza-las.
Inegavelmente, muitos pais e responsáveis não dão a devida atenção em mostrar aos filhos a leitura, logo na infância, assim exaltando a importância de valorizarmos os livros. Hoje em dia, se fazem muito presentes as tecnologias, tendo os livros digitais, mas nem todos podem ter uma internet e um celular, por exemplo.
Entretanto, os problemas não estão apenas nas causas da insuficiência de leitura, mas se encontram também nas consequências dessa. Muitas crianças se tornam adultos "fechados", com vocabulário fraco e sem uma memória afetiva de se sentar com quem ama e ler ou ouvir uma boa história, não tendo um momento de aconchego e carinho. Possuindo assim, pouca cultura e imaginação, elementos muito importantes no desenvolvimento.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. O Ministério da Educação deve facilitar o acesso à leitura por meio de um projeto de lei a ser entregue à Câmara dos Deputados. Nela deve constar que todos os meses carros da Prefeitura passarão pelos bairros do país inteiro, disponibilizando obras literárias e HQs, criando uma biblioteca móvel com retiradas e devoluções. Espera-se, com essa medida, que possa ser promovida e apreciada a importância da literacia familiar em debate no Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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