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Por Larissya
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Diante de um cenário promissor que atualmente vivenciamos sobre a temática “A importância da literacia familiar em debate no Brasil”. O hábito da leitura no ambiente familiar estimula o aprendizado, sobretudo na primeira infância. Quando a aprendizagem começa em casa a criança cresce bem mais preparada para o mundo e suas lições.
Ademais, o Ministério da Educação (MEC) criou o programa “Conta pra mim”, com o intuito de melhor adequar as famílias nos ensinamentos entre pais e filhos. A aquisição da linguagem oral e escrita começa nos lares, com a convivência porém, alguns genitores não se adequam a forma correta de ensinar seus herdeiros desde a primeira palavra dita ao último dia de aula no ensino médio.
Somando a isso, é importante ressaltar que estudos sobre a primeira infância comprovam que os estímulos, afeto, vínculo e o aprendizado que ocorre dos zero aos seis anos de idade são fundamentais durante toda a vida, influenciando diretamente na vida adulta, isso os preparam para situações futuras, por exemplo, se a pessoa tem o costume de ler, terá argumentos e assim ter um lugar de voz na sociedade, se desde pequena aprendeu a ouvir, isso a torna de fácil convivência e assim por diante.
Logo, é importante ressaltar que interagir, conversar e ler em voz alta com os filhos, estimula o desenvolvimento da criança em habilidades fundamentais, não que seja uma regra mas, o hábito da leitura e escrita no contexto familiar possibilitará maior estímulo para que a criança compreenda o valor desse ato no seu dia-a-dia. A Política Nacional de Alfabetização(PNA) juntamente com a colaboração de famílias, professores, escolas, redes de ensino e poder público será possível elevar a qualidade da alfabetização. :P
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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