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#54829
Família representa a união entre indivíduos que estão ligados por laços afetivos ou sanguíneos, onde há uma interação que se baseia em experiências e proporciona o desenvolvimento pessoal de cada um que a compõem. Tendo como base essa interpretação, valores e pensamentos são ensinados de acordo com a forma como a educação é repassada, o que proporciona uma mudança de conhecimentos, principalmente em crianças e adolescentes, que vivem sob a tutela de maiores de idade e que são frequentemente moldados para um crescimento melhor. A leitura, como um modo de desenvolvimento, não deixou de ser transmitido, mas é cada vez menos propagado em ambiente familiar.

A família, como primeiro contato social, é a base mais importante para que haja uma evolução do indivíduo como pessoa. Levando isso como pressuposto, para que a criança desenvolva hábitos de leitura ou se interesse por literatura, é essencial que a família esteja ligada e a encoraje para que tenha desenvoltura, e não leve como uma obrigação que causa antipatia. Compra de livros de acordo com a fase da criança e exibição de vídeos ou filmes que causam curiosidade podem ser opções de iniciativa da prática, assim como a leitura coletiva.

Contudo, há vários fatores que dificultam essa relação de propagação da leitura entre os pais, ou responsáveis, e as crianças. O desemprego e a alfabetização são as que mais prejudicam, pois muitas famílias precisam que todos do ambiente familiar estejam disponíveis para a conquista de renda, atrapalhando a vida escolar e acarretando na falta de aprendizagem. A busca por sobrevivência faz com que a leitura seja deixada de lado, e o que mais importa é aquilo que vai salvar o indivíduo da miséria.

Com base no que foi exposto, é necessário que haja políticas públicas que ajudem famílias desamparadas e que precisam do básico, para que os filhos dessas consigam ir para a escola. Criação de projetos que incentivem o debate sobre a forma como os pais lidam com o desenvolvimento dos filhos. Propagação de feiras literárias em pontos centrais das cidades, com preços justos ou gratuitos. E melhorias no cenário econômico e político para que haja a diminuição do desemprego e pobreza.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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