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Por Mfsousa
#41638
Na série "Anne With an E" a protagonista, Anne, mostra seu domínio na leitura com seu vocabulário rico em palavras de uso raro e sua imaginação abundante em criatividade. Tal obra, trás consigo, a transparência do quanto o hábito da leitura é importante, e sabe - se que, esse costume está em constante ausência na rotina da população brasileira.

Em primeiro lugar, convém ressaltar que, apesar do avanço da tecnologia, os números de leitores ainda não é satisfatório e o analfabetismo vem evoluindo. No entanto, vale lembrar, que nem todos tem acesso a livros e alfabetização, como no caso de Alagoas, que de acordo com o IDH, tem o maior índice de analfabetismo do Brasil. Isso se dá tanto pelo descaso do governo quanto pela falta de condições financeiras da população.

Outrossim, é importante destacar, que, geralmente, para obter - se um hábito de leitura, não é só dever da escola, mas, também, é necessário incentivo e exemplos de leitores do meio social de um indivíduo.

Dessa forma, medidas precisam ser tomadas para que o hábito da leitura seja mais praticado pela população brasileira. Para isso, é necessário que o Ministério da Educação invista em bibliotecas das escolas públicas para que os alunos das instituições tenham acesso a livros de diversos gêneros gratuitamente. Além disso, seria de grande importância, professores e pais incentivar seus filhos e alunos a ler e alertá - los do quanto o hábito da leitura é importante. Assim, o número de analfabetismo reduzirá juntamente com o vocabulário pobre da população brasileira, fazendo - se, uma sociedade rica em conhecimentos e criatividades, assim como Anne.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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Por Jeniffeeee
#41690
@Mfsousa, claro! Vamos lá :D

Legenda:
ERRO
SUBSTITUIÇÃO/SUGESTÃO
MELHORÁVEL
DESNECESSÁRIO
(IDENTIFICAÇÃO DOS 5 ELEMENTOS)
(MEUS COMENTÁRIOS)
REPETIÇÃO

Na série "Anne With an E", a protagonista, Anne, mostra seu domínio na leitura com seu vocabulário rico em palavras de uso raro e sua imaginação abundante em criatividade. Tal obra, trás traz consigo, a transparência do quanto o hábito da leitura é importante (o que a obra apresenta para você tirar essa conclusão?), e sabe - se que, e como esse costume está em constante ausência na rotina da população brasileira. (a obra apresenta isso? como? explique-se)
OBS: O respertório se encaixa muito bem no tema, mas senti falta de uma maior contextualização, tome cuidado também com as falhas argumentativas, isso é muito prejudicial para o progresso do seu texto.

Em primeiro lugar, convém ressaltar que, apesar do avanço da tecnologia, os números de leitores ainda não é são satisfatórios e o analfabetismo vem evoluindo. No entanto, vale lembrar, que nem todos tem acesso a livros e à alfabetização, como no caso de Alagoas, que de acordo com o IDH (é legal explicar a sigla), tem o maior índice de analfabetismo do Brasil. Isso se dá tanto pelo descaso do governo quanto pela falta de condições financeiras da população. (nunca feche um parágrafo introduzindo uma nova tese)
OBS: O seu D1 ficou muito desorganizado, busque se centrar em uma ideia e desenvolvê-la. Veja que você também saiu um pouco do tema, qual é a importância da leitura? Aqui você faliu mais sobre o analfabetismo.

Outrossim, é importante destacar, que, geralmente, para obter - se um alguém obtenha o hábito de leitura, não é só dever da escola, mas, também, é necessário incentivo e exemplos de leitores do meio social de um indivíduo.
OBS: Esse D2 não está estilo ENEM. Lembre-se da estrutura de cada parágrafo hein! Aqui nós não temos a estrutura correta.

Dessa forma, medidas precisam ser tomadas para que o hábito da leitura seja mais praticado pela população brasileira. Para isso, é necessário que o Ministério da Educação (agente) invista em nas bibliotecas das escolas públicas para que os alunos das instituições tenham acesso a livros de diversos gêneros, tudo isso gratuitamente (ação). Além disso, seria de grande importância, que professores e pais incentivar incentivassem os seus filhos e alunos a lerem e alertá - los do quanto o hábito da leitura é importante (agente+ação). Assim, o número de analfabetismo reduzirá será reduzido juntamente com o vocabulário pobre da população brasileira, fazendo - se, uma sociedade rica em conhecimentos e criatividades, assim como Anne.(finalidade)
OBS: A conclusão não apresenta o meio e o detalhamento. Como o Ministério da Saúde irá investir nas bibliotecas? Por meio de que?
Como ocorreria esse incentivo dos pais? Por meio de que? Essas perguntas poderiam ter ajudado para montar toda a conclusão.


Comentários gerais:
Recomendo que você dê uma olhadinha na estrutura do texto, veja alguns vídeos. Estudo também sobre vírgula.
É isso, espero ter ajudado, bons estudos! :D

Contextualização Apresenta&cced[…]

Sua nota ficou 640! Espero ter ajudado! ;)

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