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#39069
Na Grécia antiga, durante o período homérico, as obras literárias eram usadas como modelo para educar a população, mostrando assim, a importância desta ferramenta desde a antiguidade. A leitura contribui para o desenvolvimento crítico e social, capacitando o indivíduo para a vida em sociedade, entretanto, na atual conjuntura brasileira, os elevados preços dos livros dificultam o seu acesso, tornando-se restrita.

Como uma vez dito pelo importante poeta e ensaísta inglês, Joseph Addison, “a leitura é para o intelecto o que o exercício é para o corpo”. O hábito de ler estimula a criatividade, melhora a escrita, fomenta o vocabulário, expande o conhecimento e permite que o leitor veja além de si próprio ao relacionar-se com a história de diversos personagens. Portanto, é indiscutível a influência que a leitura tem na formação social e no desenvolvimento dos indivíduos.

Em contrapartida, os altos preços atribuídos aos livros no atual cenário do país, dificultam a democratização destes itens, tornando-os elitizados e inacessíveis a uma grande parcela da população. Neste ponto, destacam-se os direitos à educação e cultura garantidos aos cidadãos pela Constituição Federal Brasileira, mas, uma vez que, um produto tão enriquecedor como um livro não chega à todos, esta proposta não pode ser alcançada.

Logo, para garantir o acesso à leitura é necessário que o Ministério da economia em parceria com as editoras trace alternativas viáveis para diminuir os valores, por exemplo, baixando as tarifas de envio cobradas pelos correios, já que, é nessa etapa de distribuição que se gasta mais dinheiro e o produto é encarecido. Paralelamente, o Governo Federal também deve equipar bibliotecas públicas e escolares, incluindo ao acervo literaturas mais atuais e de fácil entendimento para estimular o ato de ler entre jovens. Desse modo, a leitura pode servir como ferramenta para a formação social da população de forma plena.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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