Precipuamente, convém ressaltar que a situação é corroborada pelo meio grupal. Na obra “Utopia,” do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e de problemas.No entanto, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto disso, uma vez que há uma carência de pessoas letradas, por consequência do rápido desenvolvimento tecnológico, que prejudica os “não leitores” de se inserir no mundo digital.Nesse sentido, é inaceitável que em pleno século XXI, ainda haja uma deficiência humana que viole os direitos à educação.
Outrossim, faz-se mister salientar o Governo como impulsionador da problemática.Segundo o pensador Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar da população. Entretanto, isso não ocorre no Brasil devido à falta de medidas, no que diz respeito à educação e ao alfabetismo, para exercer os Direitos Constitucionais aos cidadãos. Assim, tal negligência fere a iniciativa dessa parcela da população de ter um país de bons leitores e de possibilitar a inclusão nos meios educacionais, sociais e culturais hodiernos. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Destarte, mecanismos são necessários para conter o avanço do problema no País.Dessa maneira, é dever do Estado, por meio do Poder Executivo, fazer com que os
Direitos Constitucionais não fiquem apenas no papel, e apresentar melhorias na vida dos brasileiros. Tal ação deve ser feita por intermédio de investigações e fiscalizações em residências de pessoas iletradas, no meio social, em escolas e em todo território nacional, a fim de evitar mais empecilhos no caminho da coletividade. Dessarte, atenuar-se-á, em médio a longo prazo, o impacto nocivo da importância da leitura, e o corpo social alcançará a Utopia de More.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada