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Segundo Nelson Mandela, “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”. Porém, na sociedade brasileira, observa-se que parte da população não tem acesso a essa arma, dado que, não possuem nem mesmo a leitura em sua formação pessoal, o que é essencial na educação do indivíduo. Neste aspecto, configura-se um grave problema que tem como causas a negligência governamental e a lacuna educacional presente no país.
Dessa forma, em primeira análise, o descaso da educação por parte do governo é um grande desafio. Djamila Ribeiro explica que, para que seja encontrado uma solução, o problema deve ser retirado da invisibilidade. Mas, a falta de acesso à educação é algo invisibilizado pelo governo, visto que pouco se fala sobre ele. Logo, é de extrema importância que haja debates sobre a problemática para que sejam discutidas soluções.
Em paralelo, as deficiências presentes no sistema de educação é um entrave no que tange o problema. Para Immanuel Kant, “O ser humano é aquilo que à educação faz dele”. Tal constatação, por parte se difere da realidade brasileira, tendo em vista que muitos brasileiros não sabem a importância da leitura por serem analfabetos. Assim, urge a necessidade de prover acesso à educação, para haver mudanças nessa realidade.
Portanto, é urgente intervir nesse quesito. Para isso, o Poder Público, juntamente com o Ministério da Educação, deve investir na criação de bibliotecas e incentivar a leitura, por meio da destinação de verbas, a fim de preencher essas lacunas educacionais. Para que assim, a população brasileira tenha um maior acesso a educação e cultura por meio dos livros. Do mesmo modo deve-se buscar soluções para a negligência governamental. Desta maneira, mais pessoas terão em mãos a arma mais poderosa para mudar o mundo, como defendeu Mandela.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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