• Avatar do usuário
#67141
do ser humano, através dela desenvolvemos algumas características – senso critico e a capacidade de interpretação – é algumas delas. Entretanto, esse hábito é pouco utilizado no Brasil por diversos fatores.
Ao examinar alguns fatores verifica-se que uns de vários motivos para a falta de habito da leitura do brasileiro seja a desigualdade social, outro fator é o analfabetismo, já que de acordo com o IBGE temos cerca de 11,8 milhões de brasileiros que sobre com essa realidade.
Vale destacar também a falta de incentivo a leitura que a população sofre, tanto pelo sistema educacional quanto por suas famílias que não incentivam em nada a buscar e incentivar a curiosidade de um “futuro leitor” a descobrir o mundo literário.
Levando em consideração esses aspectos, o sistema deve priorizar mais a leitura para a nação brasileira, onde as Ongs, o Sistema Educacional e o Ministro da cultura devem buscar a realização de projetos afim de incentivar a leitura. Buscar também investir em bibliotecas, garantindo assim um fácil acesso à leitura.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 20

Você atingiu aproximadamente 10% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio precário da modalidade escrita formal da língua portuguesa, de forma sistemática, com diversificados e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. A redação, neste nível, é elaborada com estruturas linguísticas rudimentares, que, embora se configure minimamente como um texto, apresenta graves problemas de pontuação, de grafia e de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta o assunto tangenciando o tema, ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais. Com essa pontuação, ou o texto tangencia a temática proposta, isto é, o assunto é mencionado por meio de palavras ou expressões, mas não é desenvolvido, ou se identificam muitas inadequações, com fragmentos de outros tipos textuais que não se configuram como argumentos, sinalizando desconhecimento da estrutura do texto dissertativo-argumentativo.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 20

Você atingiu aproximadamente 10% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O texto não defende ponto de vista a respeito do tema proposto e/ou apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema, superficiais ou incoerentes.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante não articula as partes do texto ou as articula de forma precária e/ou inadequada, apresentando graves e frequentes desvios de coesão textual. Na redação enquadrada neste nível, há sérios problemas na articulação das ideias e na utilização de recursos coesivos: frases fragmentadas; frase sem oração principal; períodos muito longos sem o emprego dos conectores adequados; repetição desnecessária de palavras; não utilização de elementos que se refiram a termos que apareceram anteriormente no texto.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 20

Você atingiu aproximadamente 10% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta proposta de intervenção vaga, precária, frágil, superficial, ou relacionada apenas ao assunto, de forma tangencial ao tema, isto é, sem se ater ao recorte temático solicitado.

@Igorfs, Aqui mb @glauberx1

Por favor, poderiam corrigir? Grata🤗 eurodrigo […]

Oi. Ainda hoje eu tento corrigir sua redaç[…]

Spayke , Oi bom dia, eu como só sou um es[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM