No século XVI durante o período Colônia de Exploração, apenas a aristocracia obteve educação de qualidade. Nesse viés, na atualidade, ainda contém muitos fatos que divergem a classe baixa, da classe alta, o que reproduz a marginalização, forçando as pessoas a "reviverem" o século XVI.
De início, é incoerente ainda existir alienação parental no país que vivemos. O escritor Eça de Queirós, em sua obra "O primo Basílio", crítica a instituição familiar e também a perda de sua função social. Com efeito da denuncia de falência feita por Eça, é correto afirmar que, é um obstáculo fazer leitura em um lar desestruturado, onde há agressões, xingamentos e ausência parental.
Para solucionar o problema, às escolas em parceria com as prefeituras dos municípios, devem procurar romper a marginalização, criando um projeto que teria o nome "Amo ler", que ofereceria: dinâmicas, gincanas, workshops, com a finalidade de mostrar para país e responsáveis a importância da leitura e um ambiente equilibrado. Dessa forma teríamos uma sociedade livre, justa e igualitária para todos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada