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#48511
Na obra pré-modernista "Triste Fim de Policarpo Quaresma" , o major Quaresma, admirador das riquezas oriundas do país, acredita que , se superado alguns desafios , o Brasil alcançaria o patamar de nação desenvolvida. Entretanto , ao observar à falta de importância da leitura na formação infantil , percebe-se que esses desafios ainda não foram superados , já que a negligência familiar e a omissão governamental, coadunam-se no agravamento da problemática.

Sob esse viés, convém analisar de que maneira a passividade familiar influencia no entrave. De acordo com o sociólogo americano Talcott Parsons , a família é uma máquina que produz personalidades humanas.Isto posto, é lícito a falta de incentivos das famílias na compra de livros que chamam a atenção, para despertar nas crianças o hábito de ler .Nos lares brasileiros , muitas vezes delegam essa responsabilidade para o ambiente escolar .

Ademais, outro fator a salientar é omissão governamental.Segundo o pensador Thomas Hobbes, a função do Estado é garantir o bem-estar social.No entanto , ao observar o mínimo investimento governamental voltado a compra de livros e na formação de bibliotecas públicas atrativas para o público infantil, acaba então gerando um distanciamento destes indivíduos do meio literário.

Portanto , visando valorizar a leitura infantil , urge que medidas sejam tomadas.Sendo assim , a fim de alertar os pais ou responsáveis da importância da leitura , o Ministério da Educação - responsável pela formação educacional do país - deve realizar projetos na mídia, para que incentivem seus filhos a ler.O governo também deve investir em bibliotecas e livros em lugares mais periféricos , onde a educação é certamente mas precária, para que esse indivíduos sejam no futuro seres críticos e pensantes.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#48531
Na obra pré-modernista "Triste Fim de Policarpo Quaresma" , o major Quaresma, admirador das riquezas oriundas do país, acredita que , se superado (superados) alguns desafios , o Brasil alcançaria o patamar de nação desenvolvida. Entretanto , ao observar à (a) falta de importância da leitura na formação infantil , percebe-se que esses desafios ainda não foram superados , já que a negligência familiar e a omissão governamental, (sem vírgula aqui) coadunam-se no agravamento da problemática.

Sob esse viés, convém analisar de que maneira a passividade familiar influencia no entrave. De acordo com o sociólogo americano Talcott Parsons , a família é uma máquina que produz personalidades humanas(o repertório deve ser diretamente ligado ao tema, mas aqui você não fez uma relação muito sólida entre o tema e a citação).Isto posto, é lícito (acho que aqui, ficaria melhor, ao invés de lícito, nocivaa falta de incentivos das famílias na compra de livros que chamam a atenção, para despertar nas crianças o hábito de ler .Nos lares brasileiros , muitas vezes delegam essa responsabilidade para o ambiente escolar .

Ademais, outro fator a salientar é omissão governamental.Segundo o pensador Thomas Hobbes, a função do Estado é garantir o bem-estar social(Novamente, o repertório deve estar muito relacionado a alguma das palavras do tema. Não foi feita uma ligação firme).No entanto , ao observar o mínimo investimento governamental voltado a compra de livros e na formação de bibliotecas públicas atrativas para o público infantil, acaba então gerando um distanciamento destes indivíduos do meio literário. seria bom comprar mais adjetivos e advérbios, pois eles demonstram seu engajamento com o problema. Por exemplo, em "omissão governamental", poderia ser "nociva/intolerável/cruel omissão governamental"

Portanto , visando valorizar a leitura infantil , urge que medidas sejam tomadas.Sendo assim , a fim de alertar os pais ou responsáveis da importância da leitura , o Ministério da Educação - responsável pela formação educacional do país - deve realizar projetos na mídia, para que incentivem seus filhos a ler.O governo também deve investir em bibliotecas e livros em lugares mais periféricos , onde a educação é certamente mas precária, para que esse indivíduos sejam no futuro seres críticos e pensantes. A conclusão tem todos os elementos, mas uma dica: utilize "por meio de" e expressões similares para indicar o Como da sua intervenção. Assim, fica mais claro.

Bom texto! Soube delimitar o problema e expor as causas, logo tem uma boa argumentação. Só não foi ótima por causa da pouca ligação feira entre o repertório e o texto. Tente desenvolver mais a citação, utilizando alguma das palavras do tema (é como eu faço ;) )

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