Pensando sobre esse assunto, foi criada a Lei Seca no Brasil, com intuito de abrir nossos olhos e nos proporcionar mais segurança ao dirigirmos, trazendo maior consciência á população.
Assim com a lei em prática podemos notar alguns avanços, como a redução de 13% de atendimento hospitalar, e -2,4% da taxa de mortes em todo o país, segundo dados do Ministério da Saúde. Apresentando queda mais expressiva nos estados de São Paulo, Espírito Santo e Santa Catarina.
O lado ruim é que muitas pessoas ainda tentam burlar essa norma, fazendo o uso de remédios que neutralizam o efeito do álcool, fraudando o funcionamento dos bafômetros. Também há a questão da pouca fiscalização nas ruas, havendo cada vez menos blitz com os equipamentos necessários para esse tipo de trabalho.
Essa negligência da população sobre o assunto, pode causar danos tanto ao próprio motorista e aos passageiros, tanto aos indivíduos presentes no local, existindo até mesmo o risco de morte.
Portanto, a lei deve permanecer em nosso país, podendo ser investida cada vez mais pelo Governo Federal, intensificando a fiscalização em vias com bafômetros, e deixando clara a penalidade para aqueles que infringirem a lei. Discussão com mais frequência nas escolas, pensando cada vez mais nas gerações futuras, e também a informação por meio de marketing, conscientizando a população.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.