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Por studyana
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Promulgada pela ONU em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos garante a todos o direito à igualdade e dignidade. Entretanto, essa narrativa não se reflete totalmente na realidade, uma vez que a inclusão dos autistas não é completamente efetivada na sociedade brasileira. Nesse sentido, é válido citar a negligência governamental e o preconceito como obstáculos para a integração desses cidadãos.
Diante desse cenário, é lícito pontuar a ineficácia por parte do governo como empecilho para o problema em questão. Sob essa ótica, de acordo com Thomas Hobbes, é dever do Estado garantir o bem-estar coletivo. Contudo, tal conduta não está sendo aplicada, já que a escassez de políticas públicas voltadas para pessoas com autismo dificulta sua inserção no corpo social e no mercado de trabalho. Portanto, a conduta governamental necessita ser reformulada para assegurar os direitos desses indivíduos.
Além disso, o preconceito voltado a essa parcela da população é um fator que influencia nesse entrave. Segundo o conceito de "dignidade humana" do filósofo alemão Immanuel Kant, é dever do ser humano, enquanto ser racional, tratar os demais com respeito. Em contrapartida, esses cidadãos sofrem diariamente com o preconceito, que impacta seu autoconceito, autoestima e a forma como são vistos socialmente. Dessa forma, as pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) percebem suas vidas limitadas por categorizações e estereótipos sociais. Logo, reverter essa concepção de pré-julgamento é imprescindível para garantir o acesso digno a esses cidadãos na sociedade brasileira.
Infere-se, portanto, que medidas são necessárias para a inclusão dos portadores do espectro autista na sociedade. O Estado, promotor do bem-estar social, deve implementar projetos e programas para garantir sua inserção em ambientes públicos, visando o desenvolvimento de habilidades sociais para esses indivíduos. Além disso, os meios de comunicação, como noticiários televisivos e canais de imprensa, devem promover a conscientização sobre o autismo por meio de vídeos e debates com neurologistas e psiquiatras. Isso é fundamental para disseminar o conhecimento sobre esse transtorno e eliminar situações de preconceito. Somente assim será possível cumprir efetivamente o que preconiza a Declaração Universal dos Direitos Humanos em território nacional.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar redação
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
920
pontos
Passe ilimitado
Comentários
Comentário: O texto apresenta um bom domínio da norma-padrão da língua escrita, com poucos desvios gramaticais, por isso a nota 160 na competência 1. Na competência 2, a proposta de redação foi totalmente compreendida e o tema foi desenvolvido de maneira adequada, portanto nota máxima. Na competência 3, o candidato selecionou, relacionou, organizou e interpretou informações de maneira excelente, merecendo nota máxima. Na competência 4, apesar de ter demonstrado conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação, houve repetição de alguns conectivos, o que levou à nota 160. Por último, na competência 5, o candidato elaborou uma excelente proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos, portanto nota máxima.
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
160
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
200
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
200
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
160
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
200
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