Em primeira análise, evidencia-se a falha governamental em democratizaram o ensino à população por completo. Sob essa ótica, segundo Thomas Hobbes, filósofo inglês, é dever do Estado proporcionar meios que auxiliem o progresso de toda a coletividade. Tal concepção, todavia, não se aplica à conjuntura hodierna, visto que a falta de fiscalização aumenta o uso indevido das cotas, fazendo com que as pessoas que têm direito a esse recurso não possuam acesso a ele. Por conseguinte, nem todo indivíduo pode cursar tais instituições, o que demonstra o descaso estatal frente a essa questão.
Ademais, a população se mostra alienada quanto aos seus direitos e a importância deles. O intitulado "Paradoxo da Moral" é um livro escrito pelo musicólogo Vladimir Jankélévitch para exemplificar a cegueira ética do homem moderno, ou seja, a passividade das pessoas frente aos impasses enfrentados pelo próximo. De maneira análoga, percebe-se que a desvalorização e a falta de conhecimento sobre a lei de cotas possui um forte alicerce na estagnação social, isso porque, a sociedade não se movimenta em prol da erradicação dessa problemática, pelo contrário, ela assume uma posição individualista por não se importar com os que são prejudicados com o não cumprimento dessa norma. Logo, é essencial superar esses preceitos que atestam, sobretudo, um cenário deletério.
Depreende-se, portanto, a adoção de medidas que reconheçam a importância da implantação da lei de cotas para que haja a democratização do acesso ao ensino superior no Brasil. Dessa maneira, cabe ao Estado, cumprindo seu papel de garantir a cidadania e os brasileiros e de efetivar a Constituição Federal, em conjunto com o Ministério da Educação, por meio de campanhas com profissionais especializados, promover a devida fiscalização e palestras informativas sobre o assunto, a fim de que toda a população possa acessar e conhecer seus direitos. Somente assim, como prometido na Carta Magna, a educação será assegurada a todos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.