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A ética está atrelada à moral que todo ser humano deve ter e, quando se trata de vida em sociedade, tal conjunto de preceitos é essencial para a boa convivência. Nesse sentido, ela é quem, na sociedade contemporânea, regula as ações de uma pessoa de forma apropriada frente a diversas situações e forma o caráter do indivíduo, desde a infância. Entretanto, desvios de conduta podem ser visualizados em uma parcela da população, em situações corriqueiras, como ao denegrir a imagem de outra pessoa, ou em casos mais sérios, como os crimes de corrupção, praticados por tantos políticos.
Nessa perspectiva, a educação tem um papel importante na construção da ética de um indivíduo, já que, é na escola, por exemplo, onde as crianças aprendem a conviver em sociedade. Nesse contexto, no filme “Escritores da Liberdade”, uma professora encontra-se em uma escola tomada pela criminalidade e pela falta de ética, já que, por causa da existência de diversas gangues, os alunos, mesmo adolescentes, não tinham um bom convívio. Com isso, a educadora foi essencial para ensinar aos alunos como conviver em sociedade. Entretanto, em detrimento, muitas vezes, da ineficiência do sistema educacional, principalmente em localidades pobres, tal realidade não é visualizada. Logo, as escolas devem desenvolver um trabalho mais efetivo no âmbito da ética e do convívio social.
Outrossim, a criminalidade é um grande problema no mundo atual e, de fato, está bastante relacionada à falta de ética do indivíduo. Nesse aspecto, a reintegração de um criminoso à sociedade, por consequência, está atrelada a necessidade de essa pessoa passar por um processo de reeducação acerca da ética e da moral. Nessa conjuntura, a série “Orange Is the New Black” mostra ao espectador a realidade do sistema prisional e conta a história de uma personagem que teve seu caráter transformado por meio da educação. Porém, em vários locais do mundo, não é isso que ocorre e a taxa de reincidentes só aumenta, por causa do descomprometimento de muitas prisões em reintegrar os criminosos à sociedade. Dessa forma, é preciso que ocorra modificações nos sistemas prisionais ao redor do mundo, com maior foco em educar e reestruturar os indivíduos.
Portanto, é necessário que a ética coordene de forma mais efetiva o caráter dos cidadãos. Sob tal ótica, as escolas devem fazer atividades educacionais, com ajuda de professores e sociólogos, que ensinem aos alunos a importância de ser ético para a convivência com outras pessoas. Ademais, as prisões espalhadas pelo mundo devem desenvolver programas educacionais, com auxílio de profissionais, com objetivo de reeducar os indivíduos acerca da moral e encaixá-los novamente no convívio social. Dessa maneira, a sociedade terá, cada vez mais, pessoas regidas pelos princípios da ética.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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