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Por Paodebatata
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#120332
Com o crescimento da popularização das redes sociais, as postagens desenfreadas das pessoas têm se tornado cada vez mais comum. No entanto, há demasiadas publicações expositivas pela internet capazes de prejudicar os donos dos conteúdos, representando um grave problema. Nesse sentido, o caso do digital influencer, Raluca, que por expôr demais suas opiniões e informações na internet acabou recebendo muito ódio pelas mídias sociais, é um exemplo disso. Assim, para solucionar esse problema, há de se combater a omissão do estado e educar as pessoas acerca desse assunto.
Primeiramente, é necessário destacar que a omissão estatal faz com que a exposição exagerada no ambiente virtual seja negligenciada. Segundo Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, em sua obra “globalização e as consequências humanas”, a sociedade caminha para uma desordem mundial, causada, sobretudo, pela falta de controle de estado. Dessa forma, sem a notoriedade sobre o assunto, muitas pessoas continuam a se mostrar demais nas redes sociais, causando submetimento a vários tipos de assédio, como moral, sexual, stalking e bullying. Diante disso, é evidente a necessidade de conscientização sobre a questão apontada.
Ademais, a falta de educação a respeito da temática motiva a perpetuação do problema. De acordo com Mark Zuckerberg, “Ao dar às pessoas o poder de partilhar, estamos tornando o mundo mais transparente”. Dessa maneira, é notório que, os indivíduos que não têm conhecimento sobre os problemas que a superexposição pode acarretar, correm o risco de deixar suas informações à mostra. Sendo assim, o ensino populacional sobre o uso mais adequado das redes sociais e dos perigos que podem ocorrer se faz extremamente indispensável.
Portanto, medidas precisam ser tomadas para amenizar o quadro atual. A fim de oferecer mais proteção às pessoas no espaço virtual, urge que o MEC (Ministério da Educação) promova projetos que informem à sociedade uma maneira mais conveniente de usar as redes sociais e os riscos que elas podem oferecer. Essa ação pode ser concretizada por meio de palestras em escolas, com participação de pessoas que tiveram experiências ruins nas redes e que possam servir de exemplo, e divulgações na mídia para o assunto atingir o máximo de pessoas possível. Somente assim será possibilitado um maior cuidado da sociedade perante a exposição exagerada no ambiente virtual. 
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por RayaneSC
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#120448
Oi, @Paodebatata !

Com o crescimento da popularização das redes sociais, as postagens desenfreadas (aqui é bom você especificar que tipo de postagens são essas: mensagens de ódio, propagação de fake news...) das pessoas têm se tornado cada vez mais comum. No entanto, há demasiadas publicações expositivas pela internet capazes de prejudicar os donos dos conteúdos, representando um grave problema.(Essa parte ficou muito confusa pois não deu par entender qual a sua opinião a cerca do tema) Nesse sentido, o caso do digital influencer, Raluca, que por expôr demais suas opiniões e informações na internet acabou recebendo muito ódio pelas mídias sociais, é um exemplo disso. Assim, para solucionar esse problema, há de se combater a omissão do estado e educar as pessoas acerca desse assunto.(Eu não tenho certeza se esse repertório seria considerado legitimado, mas para usar um repertório fica melhor se você usa-lo para iniciar o parágrafo, para não deixar com excesso de informação no final)

Primeiramente, é necessário destacar que a omissão estatal faz com que a exposição exagerada no ambiente virtual seja negligenciada. Segundo Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, em sua obra “globalização e as consequências humanas”, a sociedade caminha para uma desordem mundial, causada, sobretudo, pela falta de controle de estado(Estado referente a nação precisa ser com "e" maiúsculo). Dessa forma, sem a notoriedade sobre o assunto, muitas pessoas continuam a se mostrar demais nas redes sociais, causando submetimento a vários tipos de assédio, como moral, sexual, stalking e bullying. Diante disso, é evidente a necessidade de conscientização sobre a questão apontada.

Ademais, a falta de educação a respeito da temática motiva a perpetuação do problema. De acordo com Mark Zuckerberg, “Ao dar às pessoas o poder de partilhar, estamos tornando o mundo mais transparente”. Dessa maneira, é notório que, os indivíduos que não têm conhecimento sobre os problemas que a superexposição pode acarretar, correm o risco de deixar suas informações à mostra. Sendo assim, o ensino populacional sobre o uso mais adequado das redes sociais e dos perigos que podem ocorrer se faz extremamente indispensável.

Portanto, medidas precisam ser tomadas para amenizar o quadro atual. A fim de oferecer mais proteção às pessoas no espaço virtual, urge que o MEC (Ministério da Educação) promova projetos que informem à sociedade uma maneira mais conveniente de usar as redes sociais e os riscos que elas podem oferecer. Essa ação pode ser concretizada por meio de palestras em escolas, com participação de pessoas que tiveram experiências ruins nas redes e que possam servir de exemplo, e divulgações na mídia para o assunto atingir o máximo de pessoas possível. Somente assim será possibilitado um maior cuidado da sociedade perante a exposição exagerada no ambiente virtual.


C1-160
- Não percebi muitos erros gramaticais, porém o uso inadequado de algumas expressões fez o texto ficar com confuso e com algumas lacunas, além de ter uma linguagem muito informal.

C2- 160
- Você possui um bom repertório, mas não conseguiu ligar bem com a sua argumentação, principalmente na introdução e no desenvolvimento 2, e isso prejudicou bastante a produtividade do texto.

C3- 120
- Ao longo do desenvolvimento você se posicionou de forma mais clara, no entanto ainda ficarão algumas lacunas e o uso de muitos termos informais prejudicaram sua redação.

C4 - 200
-Você usa bastante conectivos, muito bom!

C5- 160
- A sua conclusão tem os cinco elementos, mas poderia melhorar no sentido que o Ministério da Educação não é responsável pelos meio digitais, poderia ficar melhor se você o Ministério das Comunicações, visando sempre solucionar um dos argumentos que você usou.

Espero ter ajudado, e parabéns!
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Por Paodebatata
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#120450
@RayaneSC, muito obrigada de novo, vou tentar prestar mais atenção nesses detalhes ♥️
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