Primeiramente, é necessário destacar que a omissão estatal faz com que a exposição exagerada no ambiente virtual seja negligenciada. Segundo Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, em sua obra “globalização e as consequências humanas”, a sociedade caminha para uma desordem mundial, causada, sobretudo, pela falta de controle de estado. Dessa forma, sem a notoriedade sobre o assunto, muitas pessoas continuam a se mostrar demais nas redes sociais, causando submetimento a vários tipos de assédio, como moral, sexual, stalking e bullying. Diante disso, é evidente a necessidade de conscientização sobre a questão apontada.
Ademais, a falta de educação a respeito da temática motiva a perpetuação do problema. De acordo com Mark Zuckerberg, “Ao dar às pessoas o poder de partilhar, estamos tornando o mundo mais transparente”. Dessa maneira, é notório que, os indivíduos que não têm conhecimento sobre os problemas que a superexposição pode acarretar, correm o risco de deixar suas informações à mostra. Sendo assim, o ensino populacional sobre o uso mais adequado das redes sociais e dos perigos que podem ocorrer se faz extremamente indispensável.
Portanto, medidas precisam ser tomadas para amenizar o quadro atual. A fim de oferecer mais proteção às pessoas no espaço virtual, urge que o MEC (Ministério da Educação) promova projetos que informem à sociedade uma maneira mais conveniente de usar as redes sociais e os riscos que elas podem oferecer. Essa ação pode ser concretizada por meio de palestras em escolas, com participação de pessoas que tiveram experiências ruins nas redes e que possam servir de exemplo, e divulgações na mídia para o assunto atingir o máximo de pessoas possível. Somente assim será possibilitado um maior cuidado da sociedade perante a exposição exagerada no ambiente virtual.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.