Pessoal, mandei essa redação para duas pessoas corrigir estilo ENEM e as notas foram bem discrepantes. Gostaria que vocês me auxiliassem para escolher uma delas. Qual nota vocês acharam mais justa?. Obrigada **
A constituição federal, em seu artigo 205, afirma que a educação é direito de todos e dever do Estado e da família. No entanto, tais atores não cumprem efetivamente seus papéis. Assim, se a educação é fundamental aos indivíduos e essencial para que ocorram mudanças sociais, a omissão dos responsáveis e a má administração financeira do Estado são empecilhos para estas transformações.
Segundo o matemático e filósofo Pitágoras, é necessário educar as crianças para não punir os adultos. Contudo, diante dos cenários observados hoje nas escolas, nota-se que muitas famílias estão terceirizando essa função as(e1) intituições (E1) de ensino. Pois, a cada dia os alunos estão ficando mais desrespeitosos e petulantes. Dessa forma, a escola não é capaz de desenvolver competências críticas - necessárias para uma transformação social - a cidadãos que não apresentado nem habilidades morais.
Além disso, o errôneo repasse de verbas aos colégios compactuam(e2) com este problema. Primeiramente, é crucial saber que as instituições recebem verbas de acordo com seu índice de desenvolvimento da educação básica (IDEB). Entretanto, tal valor é calculado de acordo com as notas dos alunos e as taxas de reprovação. Evidentemente este sistema contribuí (E2) para cultura de "empurrar o aluno de série", ato que vai na contramão do conhecimento e das mudanças sociais.
Portanto, medidas devem ser tomadas para resolver essas questões. Logo, cabe ao Governo Federal, por meio do(e3) Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos , criar um programa, institulado "Educação vem de casa" e divulga-lo (E3)/(e4) na TV aberta para incentivar os pais a fornecer critérios morais aos filhos, como respeito ao próximo, por exemplo. Ademais, também é preciso que o Ministério da Educação, (E4)/(e5) reveja a política de repasse financeiro e o cálculo do IDEB. Espera-se, com estas ações, que a qualidade da educação melhore e (E5) por consequência (E6) o panorama social da nação.
O Primeiro corretor me deu 920 pontos. Distribuídos assim:
C1: 160 (apontou os erros indicados com E maiúsculo)
C2: 200
C3: 160 (alegando que eu poderia ter explorado melhor o argumento em D2)
C4: 200
C5:200
O Segundo deu 780 pontos.
Sendo:
C1:140 (apontou os erros indicados com e minúsculo)
C2: 160 (justificando argumentação inconsistente e vaga)
C3:120 (argumentação sem posicionamento em D2)
C4: 200
C5: 160 (falou que faltou meio/modo)
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada