Consoante ao filósofo Immanuel Kant, o ser humano é resultado da educação que teve. Sob essa lógica, se há um problema social, há como base uma lacuna educacional. No que se refere ao tema, entende-se que o sistema atual de educação no brasil é limitado e insuficiente quando se trata de capacitação de professores, investimentos de qualidade numa educação capacitadora e na inclusão e assistência de minorias. Sendo assim, é possível entender que para uma educação ser transformadora, é necessária uma resolução desse despreparo.
De acordo com a professora e escritora Bell Hooks, a sala de aula é um campo de possibilidades, onde temos a oportunidade de trabalhar pela liberdade e de transgredir barreiras. Diante disso, compreendemos que a educação é um caminho para novas realidades e transformações sociais.
Inicialmente, para caminharmos em direção a uma sociedade inclusiva, é necessário a restauração da educação. Para isso, o Ministério da Educação em conjunto com o Ministério do Planejamento, devem investir os impostos arrecadados em cursos capacitadores para professores e demais funcionários, em reformas e transportes gratuitos que facilitem o acesso a escola, em prol do conforto e da evolução acadêmica educacional dos alunos. Além disso, é necessário a criação de fóruns de discussão em conjunto com redes de apoio as minorias com o propósito da inclusão dos menos privilegiados, com difícil acesso a escola ou materiais. Diante do exposto, o acesso a educação como caminho para transformações sociais, faz -se possível a todos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 130
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 90
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 130
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.