Avatar do usuário
Por ericks
Quantidade de postagens
#123954
''A insatisfação é o primeiro passo para o progresso do homem e de uma nação''. Afirmação essa atribuída ao dramaturgo irlandês Oscar Wilde, e que pode ser facilmente aplicado ao tema ''A importância da educação financeira para o cidadão brasileiro'', já que é justamente a falta de incômodo social e importância diante dessa virtude que a consolida como um regresso para a nação brasileira. Nesse sentido, essa situação de indiferença tem como origem inegável a má administração do dinheiro pelo cidadão brasileiro. Sendo assim, não só a negligência estatal, como também a pouca importância dada à essa matéria nas instituições de ensino fundamental e médio no Brasil, contribuem para a naturalização deste quadro problemático.
Em primeiro plano, é lícito postular a ausência de medidas governamentais para combater esse revés. Acerca disso, sob a perspectiva do filósofo São Thomas de Aquino, em uma sociedade democrática, todos os indivíduos são dignos e com a mesma importância, além dos direitos e deveres que devem ser garantidos pelo Estado, entretanto, isso não ocorre no Brasil. Sob essa ótica, devido a baixa atuação das autoridades, percebe-se grande número de brasileiros com dificuldade de administração do próprio dinheiro, resultando então, em mais de 41% da população adulta no Brasil com contas em atraso, onde não recebem suporte necessário para solução do problema, a não ser financiar a dívida, ocasionando consequentemente, o acumulamento de despesas. Desse modo, faz-se mister a reformulação desta postura estatal de forma urgente.
Ademais, a pouca importância dada à essa matéria nas escolas também é uma ocorrência atual, já que é um ambiente onde se faz necessário a preparação para a vida financeira, a longo prazo. De acordo com a ideologia proposta por Kant, ''Menoridade Intelectual'' percebe-se que há uma característica intrínseca ligada aos indivíduos, isto é, a ausência de autonomia sobre seus intelectos, resultando então, na dificuldade de enxergar os entraves presentes na sociedade. Seguindo essa linha de pensamento, nota-se a dificuldade dos alunos de instituições de ensino educacional no Brasil em relação à matemática, especificamente na área financeira, visto que, é justamente nessa matéria, que eles aprenderiam a administrar como por exemplo, sua conta bancária, despertando assim, a autonomia sobre si mesmo. Porém, nota-se a falta de profissionais para esta área, visto que, o governo não concede a devida atenção para isso, colocando professores de outras matérias para dar aulas sobre dinheiro, quando esses não possuem a formação acadêmica adequada, e nem a infraestrutura escolar suficiente.
Portanto, diante dos argumentos apresentados, cabe ao governo, instituição máximo do poder, promover o auxílio aos indivíduos endividados por falta de conhecimento necessário para uma correta administração financeira, e também a devida atenção as escolas, que tem como matéria ''Educação financeira'', mas que não possuem estrutura de ensino suficiente para um bom aprendizado. Isso será realizado por meio de criações de programas , cursos financeiros gratuitos para todas as comunidades brasileiras, e campanhas de conscientização em escolas, com o objetivo reforçar a educação, e de instruir desde cedo, o jovem brasileiro, a administrar seu dinheiro, reduzindo assim posteriormente, o número de cidadãos com o cpf irregular, e com contas em atraso.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
395 Exibições
por Mariv0
1 Respostas 
145 Exibições
por Kimmdoo10
0 Respostas 
136 Exibições
por Daniloo
2 Respostas 
168 Exibições
por barek13371
A importância da Educação Financeira
por Giuliaa1    - In: Outros temas
0 Respostas 
35 Exibições
por Giuliaa1
A importância da Educação Financeira
por Giuliaa1    - In: Outros temas
2 Respostas 
103 Exibições
por Giuliaa1
A importância da Educação financeira no Brasil
por Goetz    - In: Outros temas
0 Respostas 
47 Exibições
por Goetz
0 Respostas 
55 Exibições
por anasouza14
0 Respostas 
80 Exibições
por dudanx
1 Respostas 
93 Exibições
por MarcusM
Férias

Boa tarde, pessoal. Vou tirar férias da pla[…]

Do campo a cidade

As inovações ocorridas no meio agr&i[…]

Felipe082 , valeuzão pela correç&at[…]

Caiunao , valeuzão!

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM