Em primeiro plano, nota-se que a ausência de investimentos na educação brasileira é o principal catalizador da problemática. Pois, segundo o Escritor John Rawls, em sua obra "Uma Teoria de Justiça", pontua que um governo íntegro busca disponibilizar recursos financeiros a todos os setores públicos, visando promover uma igualdade de oportunidades a todo e qualquer cidadão. Sendo assim, é notório que a educação no Brasil tem falhas, uma vez que, sem a importância adequada dada pelo Estado, a falta de conhecimento sobre as questões financeiras do cotidiano pode causar graves danos futuramente.
Ademais, a preocupação com a importância da educação financeira na contemporaneidade é consequência da desigualdade social. De acordo com o Art. 5° todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza. No entanto, esse panorama não condiz com a realidade enfrentada por muitos brasileiros, visto que, a indiferença entre as classes sociais tem grande relevância nas condições socioeconômicas dos desprivilegiados.
Portanto, é necessário que o poder crie políticas públicas uma vez que o problema é persistente. Desse modo, cabe ao Poder Executivo, mais especificamente o Ministério da Economia juntamente com o Ministério da educação, investir na qualidade da educação financeira em todo o Brasil, promovendo palestras em sala de aula, com pessoas capacitadas para realizar debates e dinâmicas sobre questões financeiras da atualidade, por meio de investimentos públicos. Isso será feito a fim de garantir o equilíbrio econômico e igualdade financeira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.