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O filme norte-americano “Os Delírios de Consumo de Becky Bloom” retrata a vida de uma jovem que gasta de forma descontrolada, acumulando dívidas devido à ausência de um planejamento financeiro. Fora da ficção, essa é a realidade de diversos brasileiros, já que a educação financeira não é aplicada extensivamente em todo o país. Diante disso, urge analisar a influência midiática e a inaplicabilidade no meio escolar como intensificadores dessa problemática.

Em primeira análise, é válido salientar que a mídia possui forte influência na tendência de consumo da sociedade, ao passo que corrobora para a desvalorização da educação financeira no país. De acordo com o conceito de Indústria Cultural, estabelecido pelos filósofos Adorno e Horkheimer, os meios de comunicação são utilizados como ferramentas difusoras do pensamento uniformizado e, em uma sociedade capitalista, perpetuam o padrão de consumo descontrolado. Sob essa ótica, os indivíduos presentes no alcance dessas mídias passam a valorizar a posse de bens materiais, em detrimento de seus futuros planos financeiros. Assim, esse cenário caótico é beneficiado pela mídia.

Ademais, é necessário ressaltar que o sistema educacional brasileiro atua de forma primordial para o não domínio do planejamento financeiro. Para o sociólogo brasileiro Gilberto Freyre, o saber necessita de um fim social, caso contrário, torna-se inútil. A partir disso, observa-se que a metodologia escolar aplicada no Brasil não cumpre o papel estabelecido pelo teórico, uma vez que, seu caráter conteudista restringe-se apenas a matérias que não valorizam a vida futura do aluno. Consequentemente, a falta de ensino desde a base ocasiona a formação de indivíduos despreparados para administrar suas finanças. Logo, é preciso uma intervenção ampla para cercear essa disfunção social.

Destarte, medidas são necessárias para estabelecer a educação financeira no Brasil. Cabe ao Ministério da Educação, órgão responsável pelo sistema educacional brasileiro, implementar aulas de manejo das finanças nas escolas, por meio da instauração de uma matéria específica na Base Nacional Comum Curricular e divulgação de cartilhas com sugestões para o controle de gastos, a fim de promover a reeducação fazendária da população. Desse modo, existirão menos pessoas com o padrão de vida da personagem Becky Bloom.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 173

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 173

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 147

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 147

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Obrigado, se possível, corrija a minha do E[…]

@eurodrigo poderia dar uma olhada?

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