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Por gris
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Na obra cinematográfica "Round 6", produzida pela plataforma de "streaming" Netflix, retrata a história de 456 jogadores que por possuírem dívidas que não conseguem quitar, foram chamados para participar de jogos mortais em troca de dinheiro. Fora da ficção, muitos indivíduos se submetem a meios não confiáveis para conseguir um montante. Nesse contexto, a falta da educação financeira acaba gerando pessoas despreparadas para o mercado de trabalho e que não sabem gerenciar corretamente suas despesas. Logo, uma interferência governamental é de extrema importância para conscientizar a população.
Segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, o Brasil é o 4° pior país em competência financeira do mundo. Esse dado mostra que o ensino monetário deveria ser aplicado nas escolas para ensinar os jovens a planejar e controlar seus gastos, de modo que isso os preparem para o mercado de serviços e para a vida.
Sobretudo, Vale ressaltar que a falta de conhecimento sobre finanças acaba levando as pessoas a fazerem dívidas e empréstimos sem preparo algum e muitas vezes acabam piorando a situação. Além disso, essa problemática pode induzir cidadãos desesperados a buscar meios clandestinos de conseguir dinheiro, como, por exemplo, em apostas ou indo à procura de agiotas.
Sendo assim, para que haja uma mudança efetiva, é importante que o Governo Federal, em parceria com organizações voltadas para o eixo financeiro, crie palestras motivacionais nas escolas e divulgue mais sobre o tema nas mídias sociais e televisivas. É de extrema importância a colaboração dos adultos também, para que a população fique por dentro da pauta e a educação financeira do país melhore, os consumidores se tornam conscientes e assim não necessitarem de recorrer a caminhos não favoráveis para combater as dívidas.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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