Primeiramente, é importante ressaltar que uma grande parcela da população brasileira sofre com as consequências da desinformação monetária, em especial os MEIs (Microempreendedores Individuais). Segundo um estudo da Sebrae 77% dos Microempreendedores Individuais brasileiros não têm capacitação financeira. Esse fato, deve-se principalmente a falta de ensino na área de finanças desde a pré escola. Sendo assim, é visível a existência de uma população sem preparo para administrar e lidar com negócios.
Em outro aspecto, também é válido salientar que os problemas citados acima também interferem na economia brasileira, pois de acordo com o IBGE, os microempreendedores individuais representam 27% do PIB em nosso país. Sendo assim, com a falta de capacitação e preparo das pequenas empresas, o número de empreendimentos que chegam ao auge são poucos. Logo, a economia não é movimentada.
Portanto, faz-se necessário que o governo tome medidas imediatas e financie palestras sobre finanças à população microempreendedora individual com a presença de funcionários capacitados com o objetivo de orientar e ensinar da melhor forma para que saibam como administrar e onde aplicar seu dinheiro, evitando, assim, o cenário do filme.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.