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#38535
Conhecida por "cidadã", por ter sido concebida no processo de redemocratização, a Constituição Brasileira de 1988 garante direitos básicos e inalienáveis à população. Entretanto, ao analisar a importância da educação financeira na vida do cidadão, vê-se que, atualmente, é um desafio que atinge o Brasil, devido ao processo por meio das instituições de ensino na falta de aulas que instrua a educação financeira e a negligência governamental em questão.
Em primeiro plano, é lícito postular, que as instituições de ensino necessitam de aulas que implementem a educação financeira dos cidadãos. Sob essa ótica, hodiernamente, é notório que o pleno conhecimento e a segurança no controle com o dinheiro, tem se propagado ao longo dos anos, afirma o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), em uma pesquisa realizada no ano 2018, que comprova que 45% da população não controlam suas próprias finanças, isso pode ser explicado pelo pensador Paulo Freire, ao evidenciar que, se a educação sozinha não consegue transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. Seguindo essa linha de pensamento, haja vista que, as escolas desempenham um papel fundamental para a qualificação e desenvolvimento do indivíduo, porém, nota-se na atual realidade vigente que ainda falta a ampliação da educação nesse ambiente.
Em segundo lugar, deve-se analisar a ineficiência do Estado na completude da educação orçamentária do indivíduo. Segundo o filósofo grego Platão, não há nada de errado com aqueles que não gostam de política, simplesmente serão governados por aqueles que gostam. Essa característica contribui para que muitos políticos pouco ajam para atender aos anseios do povo, sobre como ter maior controle na educação de finanças. Dessa forma, há uma reduzida atuação do Estado em buscar ampliar esse quadro a todos.
Despreende-se, portanto, que o Ministério da Cidadania em parceria com o Governo Federal criem através das redes sociais campanhas de conscientização sobre o uso correto do dinheiro, com o intuito de mitigar a facilitação nas relações de conquistas e mais oportunidades. Ademais, é preciso também que o Ministério da Educação juntamente com o Ministério da Economia instrua professores docentes em sociologia e matemática, para ensinarem por meio de aulas especializadas no assunto, a forma de como controlar o lado financeiro e de como se estabelecer economicamente. Somente assim, o Brasil poderá caminhar para frente e se posicionar realmente de fato como um país desenvolvido e educador financeiramente.


@Ashiley , @Adri , @Anna1 , poderia corrigir minha redação por favor!?
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 60

Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

#38582
Você tem argumentos muito bons mas eu acredito que poderiam ser mais problematizados e detalhados, muitos desses também, ficaram confusos e não tiveram coesão entre eles.
Um dos fatores que mais conta no Enem também, é a construção da proposta a partir de elementos coesivos de conclusão, você acabou juntando o segundo argumento a proposta de intervenção e ficou muito confuso!!
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