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Por besourokafka
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   No filme "À Procura da Felicidade", é retratado o sofrimento de um pai desempregado, com dívidas a pagar e seu filho para cuidar. Analogamente à obra, diversos brasileiros atualmente sofrem com dívidas por não obterem conhecimento da importância da educação financeira. Desse modo, cabe analisar a ausência de debates e a lacuna educacional como causas da problemática.
   Nesse viés, a falta de discussão sobre a questão financeira contribui para problemática. Nesse sentido, segundo Jügen Habermas, filósofo alemão, é necessário discutir os problemas pessoais em busca da resolução de impasses. Todavia, tal discussão não é realizada, visto que a sociedade resiste em debater sobre esse tema. O que contribui para a estagnação social e perpetua a pobreza estrutural na sociedade.
Outrossim, a lacuna educacional intensifica o revés. Nesse sentido, o Ministério da Educação deve reagir o direito à educação previsto na Constituição de 1988. Porém, tal entidade não o faz, o que gera uma sociedade desinformada e muitas vezes endividada, tendo em vista que a inadimplência chegou a 28% em fevereiro desse ano, de acordo com a pesquisa de endividamento e inadimplência do consumidor (Peic). Nesse sentido, medidas dos órgãos oficiais são necessárias.
Portanto para combater a problemática, o Governo, órgão administrador da nação, deve promover a discussão da importância da educação financeira, por meio da implementação de tal disciplina nas escolas e de professores especializados na área. A fim de cessar o endividamento e cumprir efetivamente o normativo constitucional de educar a população brasileira.














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Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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