Por vitoriaca
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#73835
Oi Emi!! Saudades d'ocê.
Muito obrigada pelos elogios. Você, como sempre, muito generosa.
Espero que esteja bem. Beijos 🤍🐥
0
Avatar do usuário
Por wagner123
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#73849
Oiii vii, desculpa a demora para trazer a correção mas vamos lá kkk. Tenho ficado sem tempo ultimamente.

Em 1549, chegou ao Brasil o primeiro[1] grupo de jesuítas que fundaram a primeira[1] “escola de ler e escrever” brasileira, levando,[2] então, a alfabetização e educação para a vida dos nativos, transformando[1][3]o modo de viver dos Indígenas[4]. Nesse contexto, mesmo que seja nítida a importância da educação na transformação[1] da sociedade, bem como foi para o povo tupiniquim, existem alguns fatores que dificultam o discernimento dessa questão no corpo social. À vista disso, o baixo investimento governamental na educação pública e a negligência Estatal, quanto à relevância da instrução para o avanço do país, agravam o revés.
ELEMENTOS DA INTRODUÇÃO
Contextualização
Apresentação do tema
Apresentação da tese
COMENTÁRIOS
[1] Repetição bem próxima ou palavras com sentido similar
[2] Vírgula desnecessária , aqui você usa dois termos para expressar o sentido de um conectivo só. Na verdade, têm duas possibilidades, ou a vírgula entre "levando" e "então" é retirada e exprime um sentido de conectivo ou a vírgula entre "levando" e "brasileira" estaria incorreta pois o verbo deveria ficar junto com esse termo.
[3] Evite usar gerúndio na redação, percebo que isso é frequente em suas redações. Isso mostra uma estrutura sintática mais simples, porém , bem confusa uma vez que não há um referente direto ao uso dessa forma verbal. Por exemplo, ao ler a palavra "transformando" perguntei quem seria o sujeito e fiquei em dúvida pois , da forma em que está, existem vários sujeitos possíveis como "jesuítas" "a alfabetização" " o ato de levar" enfim, deixa seu texto menos claro. Por isso, recomendo o uso de gerúndio apenas se eles expressarem sentido de conectivo, caso não, tente evitar.
[4] Seria interessante desenvolver de forma breve um pouco mais sobre como esse processo aconteceu pois iria se ligar diretamente o que você está falando da necessidade da educação como objeto de transformação. Você diz que transforma, mas não mostra o porquê de sua ausência ser um problema efetivo em sociedade.
:!: Introdução muito bem elaborada com todos os elementos mas acho que a problematização poderia ser mais explícita, porém não é nada que resulte em descontos.
ELEMENTOS DOS DESENVOLVIMENTOS
Tópico frasal
Argumentação
Repertório
Fechamento


Nesse sentido, o baixo investimento na educação pública, por parte do Governo Federal, é um enorme impasse para o desenvolvimento da temática. [6]De acordo com o Jornal G1, houve uma redução de 73% no orçamento das Universidades Federais, no ano de 2020, devido à pandemia do Novo Coronavírus[5], prejudicando[3] a condução de estudos relevantes e [7]ampliação da oferta de vagas nessas Instituições. [/color]Com isso, jovens são privados do acesso a um ensino de qualidade, onde[8] eles poderiam entender a diferença de se obter uma educação efetiva, [9]para a modificação da realidade vivida - [10]como a pobreza, por exemplo, uma vez que, segundo a Fundação Getúlio Vargas, cada ano extra de escolaridade aumenta a renda individual em até 10%. Dessa forma, medidas são cabíveis para erradicar a problemática.
COMENTÁRIOS

[5] o certo seria "o novo coronavírus"
[6] sinto que aqui poderia ter um conectivo, mas , não é necessário
[7] aqui faltou o artigo definido "a"
[8] aqui "onde" se enquadra como um conectivo inadequado pois não se refere a um lugar físico
[9] vírgula desnecessária
[10] não entendi esse hífen, pois no contexto em que está não faz sentido.
:!: Argumentação excelente, não tenho nada a comentar, mas existem alguns errinhos de vírgula e conectivos.




Outrossim, vale mencionar a negligência Estatal, [9]quanto à relevância da educação para o avanço do país[11]. Nesse ínterim, é lícito supracitar que a Finlândia, um país[11]desenvolvido, teve a educação reconhecida como bem principal nos anos 70 e, desde então, tem crescido ponderadamente sua economia[12]. Em contraste com esse cenário, o Brasil se encaixa no BRICS - Junta de países emergentes -, pois vem se desenvolvendo lentamente e, para mudar essa conjuntura, igualando-se[3] à Finlândia, deve reconhecer que as escolas moldam os alunos para contribuir no progresso da nação, ao serem formados com um ensino excelente e, isso só pode se efetuar através da centralização da educação na pátria brasileira[13]. Sob essa ótica, são necessárias ações a fim de atenuar o óbice em questão.
[11] repetições próximas
[12] não consegui estabelecer uma relação direta dos impactos da educação com o progresso econômico da Finlândia.
[13] o seu D2 tem uma argumentação muito próxima do D1, isso é um pouco perigoso uma vez que mostra aborda o tema de forma limitada. No D1 você diz que o baixo investimento na educação pelo governo federal é a causa para a ineficiência da educação. No D2 você também diz que o problema centra-se na figura do Estado. Por isso, acredito que você poderia abordar outras vertentes , como por exemplo, a questão de jovens que não tem a condição de estudarem por estarem ocupados com a rotina necessária de trabalho à sobrevivência e por isso veem o ensino como algo não importante.
:!: Gostei do D2 mas a sua semelhança com o D1 me incomoda um pouco


Dessarte, para cessar os fatores que dificultam o discernimento da importância da educação como instrumento de modificação social, faz-se imprescindível uma intervenção. Nesse viés, cabe ao Ministério da Economia, órgão responsável pela formulação e execução da política econômica nacional - através de verbas do governamentais - priorizar os investimentos às Instituições Acadêmicas, garantindo[3]uma infraestrutura e ensino de excelência, a fim de que ocorra a manutenção do espaço social e a população compreenda que a educação pode ser[14] o objeto principal para a evolução do país. Por fim, o modo de viver da sociedade contemporânea será alterado, assim como foi com os nativos
[14] pode ser transmite uma ideia de dúvida e isso vai contra o que você defendeu nos seus desenvolvimentos, pois você diz que a educação é uma maneira de transformação da realidade e não que ela pode ser.
:!: Completinha , 200 na C5


NOTAS
C1: 160 Erros de várias naturezas como: vírgulas , grafia e ausência de elementos frasais
C2:200 Repertórios bem pertinentes, desenvolvidos e produtivos
C3:160 Acredito que faltou relacionar um pouco melhor a ideia de educação como transformadora da realidade, além de ter abordagens muito próximas e quase equivalentes nos desenvolvimentos
C4:200 Conectivos diversificados e presentes
C5:200 Conclusão completa

NOTA FINAL:920
0
Avatar do usuário
Por wagner123
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#73851
Kkk não sei mexer com essas cores kkkk ficou tudo feio mas dá pra entender
0
Avatar do usuário
Por maiconpgtu
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#73854
wagner123 escreveu:Kkk não sei mexer com essas cores kkkk ficou tudo feio mas dá pra entender
Wagner quando for usar cores, clique no 'olho' que fica em baixo e lado do 'enviar' e aí da para visualizar como ficou :mrgreen:
0
Avatar do usuário
Por wagner123
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#73855
Kkkkk vou tentar , tentei usar e ficou desse jeito kkk
0
Avatar do usuário
Por Fortes
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#73856
Olá, Vi. Tudo bem?

Apliquei uma rasa análise de 3 minutos - similar à realizada no próprio ENEM - nessa redação. Tendo em vista a superficialidade da correção, já que fui direto nos pontos estratégicos de leitura, gostaria de pontuar a grande necessidade de enfoque na produção argumentativa dos repertórios, além de um conselho importante: evite o uso de outros materiais relativos à C2 para justificar e validar a C3 (ou seja, não use um repertório para explicar outro). No mais, há alguns erros sintáticos relacionados à C1, o que pode acabar prejudicando demais a sua nota, beirando, até mesmo, o nível 3 nessa competência (coloquei-a no nível 4 por justamente não existir mais a possibilidade do meio termo entre esses - o 140, no caso). Atente-se ao uso de vírgulas e, sobretudo, de letras maiúsculas.

Continue praticando e buscando evoluir a partir dos seus erros mais recorrentes.
Ratificando... não use repertórios para validar outros repertórios; fuja da redundância argumentativa. :!:

Me acompanhe no Instagram (@fortesnaredacao)! :)
0
Por vitoriaca
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#73908
Ei, Wag!
Obrigada pela correção! Você sempre me ajuda demaaaais. Realmente dei uma vacilada nas regras do Português, bem como na argumentação. Confesso, que estava muuuuuuito dificil para achar uma problemática "legal" para eu abordar. Acabei indo para o pior lado :/
Muito obrigada mesmo por essas dicas. Vou anotar tudo, para tentar não cometer os mesmos erros. Quando eu fizer outra, te menciono. :)
ps: quanto à correção, não se preocupe kkkkkkk essas coisas acontecem. Quando se inicia com "cores", fica meio confuso mesmo. Logo logo você pega a prática.
Abraços <3
@wagner123
0
Por vitoriaca
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#73909
Ei, Ro! Estou bem, e você?
Como eu disse pro Wagner, dei mesmo uma vacilada na argumentação e principalmente na C1. Falta de prática - parece que os erros que eu cometia no inicio estão piores agora :? Vou me esforçar para ser mais produtiva na próxima.
Obrigada por sempre tirar um tempinho para me ajudar. Você é demais!

Beijinhos, @eurodrigo
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
3545 Exibições
por Nie
0 Respostas 
25960 Exibições
por Nie
0 Respostas 
2390 Exibições
por Maiara1000
0 Respostas 
1313 Exibições
por Ericjosee
0 Respostas 
863 Exibições
por kellybmsj
0 Respostas 
530 Exibições
por Laraf65
0 Respostas 
114 Exibições
por c4nteiros
0 Respostas 
85 Exibições
por thauanyy0
0 Respostas 
346 Exibições
por K4k4k4k3
0 Respostas 
29 Exibições
por filipediasx
Os Bancos na Era Digital

Abordando o tema Os bancos na Era Digital, vimos q[…]

JoaoPedro72 EmillyySilva Felipe082 Higorvaz[…]

Segundo o pensador Paulo freire &quot;se a edu[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM