Em primeiro lugar, o descaso governamental é um dos fatores agravante desse imbróglio. Nesse sentido, conforme Thomas Hobbes, é dever do Estado garantir os serviços necessários para o bem-estar da nação. De maneira análoga, a premissa sobredita não se aplica no contexto brasileiro, já que o governo está sendo negligente perante a doação de vidas. Sob essa óptica, observa-se que, devido ao descaso governamental, o material doado não é utilizado a tempo, por motivos de falta de equipamentos adequados para transplantes de órgãos e o preparo por parte das equipes medicas. Dessa forma, em decomposição de uma falha governamental, a problemático perdura no país.
Ademais, a mídia é mais um fator que intensifica o problema. Sob essa perspectiva, consoante o sociólogo Pierre Bourdieu, as instituições, cujo dever é promover a democracia, não devem se converter em instrumento de violência simbólica. Nessa óptica, a mídia, qual tem o papel de disseminar o conhecimento, ao invés de orientar a população no tocando à importância da doação de órgãos, faz é alienar a sociedade mediante conteúdos ineficazes, os quais não abordam a eficácia que a transplantação de materiais que promovem a vida faz aos indivíduos que necessitam de transplantes, assim incentivando pessoas a se tornarem doadoras. Logo, o setor midiático tem interferência direta na manutenção do problema.
Depreende-se, portanto, a urgência de novas médias para reverter o impasse no Brasil. Para isso, o Estado deve financiar projetos que vise informar a população sobre a importância da doação de órgãos. Isso deve ocorrer por meio de uma ampla divulgação midiática, que inclui propagandas televisivas e entrevistas em jornais, a fim de mobilizar a população. Dessa maneira, será possível que o imbróglio seja gradativamente minimizado no país.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.