A cultura popular tem um papel importante na formação da identidade do povo brasileiro. Por exemplo, a música e a dança são elementos que expressam formas de comunicação com o mundo ao redor. Através dessas formas artísticas, é possível transmitir valores culturais, históricos e sociais. Por exemplo, o samba, que é uma das danças mais populares do Brasil, tem origem da cultura africana e representa a resistência dos escravizados contra a opressão. Além disso, a capoeira, que tem origem afro-brasileira, surgiu como resposta a violência a qual os escravizados eram submetidos nos períodos coloniais imperiais brasileiros. Dessa forma, a música e a dança são formas de manifestar a diversidade e a identidade do Brasil.
A obra japonesa ''One Piece'', feita por Eiichiro Oda, é um exemplo de produto cultural que possui grande influência na sociedade atual. Nesse contexto, a produção possui personagens de diferentes culturas e etnias, o que ajuda a promover a diversidade. Outrossim, aborda temas como amizade, coragem e justiça, que são valores importantes para a construção da identidade do indivíduo. O protagonista e seus companheiros enfrentam diversos inimigos que representam a tirania, corrupção e opressão, e defendem seus ideais de liberdade e sonhos. Dessa forma, a obra é um exemplo de manifestação cultural que inspira e educa o público de diversas maneiras.
Em suma, a cultura é um elemento fundamental na construção da identidade do indivíduo. A cultura popular brasileira e a obra japonesa ''One piece'' são exemplos de manifestações culturais que valorizam e a diversidade e identidade dos povos. Essas manifestações contribuem para o desenvolvimento de cidadãos críticos, criativos e conscientes de seu papel no mundo. Portanto, é dever do Estado assegurar e incentivar a cultura, por meio de políticas públicas culturais que garantam o acesso, a preservação e a difusão das manifestações culturais brasileiras. Além disso, é necessário que o Estado promova a educação intercultural, que estimule o diálogo e a cooperação entre as diferentes culturas presentes no Brasil e no mundo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.