Avatar do usuário
Por thauanyy0
Quantidade de postagens
#123274
De acordo com a Constituição de 1988, artigo 215, o Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações expressivas. Portanto, isto é importante para garantir a diversidade e o desenvolvimento humano dos cidadãos brasileiros.

A cultura popular tem um papel importante na formação da identidade do povo brasileiro. Por exemplo, a música e a dança são elementos que expressam formas de comunicação com o mundo ao redor. Através dessas formas artísticas, é possível transmitir valores culturais, históricos e sociais. Por exemplo, o samba, que é uma das danças mais populares do Brasil, tem origem da cultura africana e representa a resistência dos escravizados contra a opressão. Além disso, a capoeira, que tem origem afro-brasileira, surgiu como resposta a violência a qual os escravizados eram submetidos nos períodos coloniais imperiais brasileiros. Dessa forma, a música e a dança são formas de manifestar a diversidade e a identidade do Brasil.

A obra japonesa ''One Piece'', feita por Eiichiro Oda, é um exemplo de produto cultural que possui grande influência na sociedade atual. Nesse contexto, a produção possui personagens de diferentes culturas e etnias, o que ajuda a promover a diversidade. Outrossim, aborda temas como amizade, coragem e justiça, que são valores importantes para a construção da identidade do indivíduo. O protagonista e seus companheiros enfrentam diversos inimigos que representam a tirania, corrupção e opressão, e defendem seus ideais de liberdade e sonhos. Dessa forma, a obra é um exemplo de manifestação cultural que inspira e educa o público de diversas maneiras.

Em suma, a cultura é um elemento fundamental na construção da identidade do indivíduo. A cultura popular brasileira e a obra japonesa ''One piece'' são exemplos de manifestações culturais que valorizam e a diversidade e identidade dos povos. Essas manifestações contribuem para o desenvolvimento de cidadãos críticos, criativos e conscientes de seu papel no mundo. Portanto, é dever do Estado assegurar e incentivar a cultura, por meio de políticas públicas culturais que garantam o acesso, a preservação e a difusão das manifestações culturais brasileiras. Além disso, é necessário que o Estado promova a educação intercultural, que estimule o diálogo e a cooperação entre as diferentes culturas presentes no Brasil e no mundo.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
6464 Exibições
por Josanetum
0 Respostas 
3081 Exibições
por grazielamenb
0 Respostas 
556 Exibições
por hectorrei
0 Respostas 
442 Exibições
por hectorrei
0 Respostas 
32 Exibições
por Anaclarasf
0 Respostas 
30 Exibições
por Alcii
0 Respostas 
39 Exibições
por Alcii
0 Respostas 
40 Exibições
por rauloliveira
0 Respostas 
699 Exibições
por Anajujulia
2 Respostas 
453 Exibições
por Jessicaxz

Durante o regime do Estado Novo, o presidente Get&[…]

Boa tarde! Você poderia corrigir minha reda[…]

obrigada LuizGustavo7 pela correçã[…]

Alguém pode atribuir nota?

A Constituição Federal de 1988, docu[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM