Em primeiro plano, a educação é o fator principal no desenvolvimento de uma região. Atualmente, em um país que se consagra plenamente desenvolvido, seria racional acreditar que o Brasil possui um sistema público de ensino eficiente. Contudo, a realidade é justamente o oposto e o resultado desse contraste é claramente refletido na falta de brasilidade devido à escassez da valorização da cultura nacional. Dessa forma, os cidadãos perdem a cada dia os costumes e valores brasileiros, recorrendo à cultura estrangeira. Perante o exposto, é necessário agir de imediato para salvar a identidade do povo no Brasil.
Ademais, é imperativo ainda salientar o descaso governamental como impulsionador do problema. Segundo o pensador Zygmunt Bauman, a “modernidade líquida” vivida no século XXI, efetua-se pela falta de solidez nas relações sociais, políticas e econômicas. Nesse contexto, a inexistência de proteção e aprendizagem sobre as tradições, tais como, festividades, músicas, literatura, culinária, filmes e o folclore, faz com que as pessoas percam a sua identidade. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a pendurar.
Por fim, diante dos desafios supracitados, é necessária a intervenção e ação do Estado para mitigá-los. Dessa maneira, o Governo Federal deve atuar em favor da população através de envios de recursos ao Ministério da Cultura, manter a cultura viva, por meio de eventos culturais, como criar um festival no dia do folclore, com o intuito de preservar, transmitir e valorizar a história e o povo. Feito isso, será possível a formação pessoal, pois a cultura popular representa a alma do povo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada