Avatar do usuário
Por Anajujulia
Quantidade de postagens
#120868
A Constituição Federal de 1988, assegura a todos os indivíduos o acesso ao lazer e ao bem-estar social. Conquanto, não há o cumprimento dessa garantia no que diz respeito a supressão do conhecimento sobre a cultura popular, o qual é um dos elementos construtores da identidade brasileira, assim, impossibilitando que uma grande parcela da população desfrute desse direito universal na prática. Diante disso, faz-se imperiosa a análise desses aspectos, para que uma sociedade integrada seja alcançada.
Em primeiro plano, a educação é o fator principal no desenvolvimento de uma região. Atualmente, em um país que se consagra plenamente desenvolvido, seria racional acreditar que o Brasil possui um sistema público de ensino eficiente. Contudo, a realidade é justamente o oposto e o resultado desse contraste é claramente refletido na falta de brasilidade devido à escassez da valorização da cultura nacional. Dessa forma, os cidadãos perdem a cada dia os costumes e valores brasileiros, recorrendo à cultura estrangeira. Perante o exposto, é necessário agir de imediato para salvar a identidade do povo no Brasil.
Ademais, é imperativo ainda salientar o descaso governamental como impulsionador do problema. Segundo o pensador Zygmunt Bauman, a “modernidade líquida” vivida no século XXI, efetua-se pela falta de solidez nas relações sociais, políticas e econômicas. Nesse contexto, a inexistência de proteção e aprendizagem sobre as tradições, tais como, festividades, músicas, literatura, culinária, filmes e o folclore, faz com que as pessoas percam a sua identidade. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a pendurar.
Por fim, diante dos desafios supracitados, é necessária a intervenção e ação do Estado para mitigá-los. Dessa maneira, o Governo Federal deve atuar em favor da população através de envios de recursos ao Ministério da Cultura, manter a cultura viva, por meio de eventos culturais, como criar um festival no dia do folclore, com o intuito de preservar, transmitir e valorizar a história e o povo. Feito isso, será possível a formação pessoal, pois a cultura popular representa a alma do povo.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
6468 Exibições
por Josanetum
0 Respostas 
3086 Exibições
por grazielamenb
0 Respostas 
560 Exibições
por hectorrei
0 Respostas 
447 Exibições
por hectorrei
0 Respostas 
238 Exibições
por thauanyy0
0 Respostas 
37 Exibições
por Anaclarasf
0 Respostas 
42 Exibições
por Alcii
0 Respostas 
45 Exibições
por Alcii
0 Respostas 
43 Exibições
por rauloliveira
2 Respostas 
459 Exibições
por Jessicaxz

Oi Isabelavg , sua redação ficou re[…]

Katsmoking RafaelMs filipeluizzz Mylike […]

diploma no Brasil

Olá a todos, concluí o ensino superi[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM