• Avatar do usuário
#76464
Ctrl+c: Resposta Certa à um Clique de Distância

Trabalhos, provas e questionários sempre foram uma constante na vida dos estudantes. E aquela resposta que antes só podia ser respondida depois de muita pesquisa, leitura e dúvidas, agora com advento da internet, o acesso a informações ficou muito mais fácil e o processo de aprendizagem mais rápido. Contudo, essa facilitação dada pela internet, gerou uma febre de copia e cola e respostas prontas que não só prejudicam a conduta ética do aluno, mas também seu aprendizado.
Com a chegada da pandemia de Covid-19, e o ensino passando a ser online, para evitar a contaminação de alunos, a situação se agravou. Se antes a presença de trechos copiados online se limitava apenas às pesquisas e trabalhos que eram passado para a casa, hoje se faz presente até a em provas e redações, pois para o estudante encontrar a alternativa certa da prova basta apenas abrir uma outra guia e colar a questão que tem duvida e em menos de um minuto encontra a resposta certa em inúmeros sites.
Sites como o Brainly, usado por professores e por alunos, tanto de ensino médio quanto de faculdade, viraram favoritos dos estudantes, pois basta apenas tirar uma foto da questão ou digitá-la que logo alguém responderá por você. Tais ações parecem à primeira vista algo bobo, ou apenas uma forma de garantir uma nota alta, porém o aprendizado do aluno fica prejudicado, pois se ao ter as respostas prontas, sem sequer assimilar o que está escrito, não irá saber responder em situações da qual não teria como fazer consultas rápidas no google ou apertar “ctrl+c”, porque não teria realmente ciência do que deveria ter aprendido.
Ler, pesquisar, tirar dúvidas e errar por mais trabalhoso e até mesmo frustrante que possa parecer é extremamente importante para adquirir conhecimento e o que realmente garante o entendimento do assunto. O acesso a internet veio para facilitar o acesso à informação e inúmeras fontes que antes necessitavam de uma inteira jornada para serem encontrados e complementar o nosso aprendizado não para nos dar as fórmulas certas e aprender por nós. Portanto, cabe da consciência de cada estudante, que ter a resposta pronta, por mais que a curto prazo possa parecer proveitoso, a longo prazo, pode atrapalhar não só a entrada no mercado de trabalho, mas por em risco um futuro que poderia ser brilhante.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Tudo bem, obrigada mais uma vez :D

Segundo o artigo 215 da Constituição[…]

2021 tem sido um ano particularmente marcante par[…]

Introdução Na cultura japonesa, o […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM