Precipuamente, faz-se mister constatar que, no Brasil, há uma ascensão feminina nos setores industriais. Segundo dados estatísticos levantados pelo Ministério do Trabalho no ano de 2018, houve crescimento de 68,5% da participação feminina na indústria de materiais de transporte, por exemplo. No entanto, embora se admita tal alavancagem na indústria, no contexto político a realidade é contrária, pois, de acordo com a pesquisa realizada pelo jornal “El País” em setembro de 2018, 94% das mulheres não se sentem representadas politicamente. Dessa maneira, urge encontrar um caminho para reverter esse quadro deletério.
Em segundo plano, é importante perceber como a negligência política aprofunda essa problemática. Segundo Aristóteles, renomado filósofo grego, a política deve ser articulada pelos homens com o fito de alcançar o equilíbrio social. Todavia, embora esse ideal seja almejado pela sociedade, não é desejavelmente constatado na prática, visto que não há maior preocupação por parte dos representantes políticos em estabelecer o equilíbrio no tocante à importância da atuação feminina na política. Desse modo, torna-se inadmissível a inação estadista frente a esse entrave.
Logo, a fim de ressaltar a importância da atuação da mulher no Brasil, principalmente no âmbito sociopolítico, cabe ao Governo Federal desenvolver uma campanha de resgate ao valor social da mulher. Essa campanha deverá receber o nome “Mulheres que Representam” e, por intermédio dos veículos de comunicação, incluindo a televisão aberta, deverá divulgar histórias de mulheres que fizeram a diferença no contexto nacional. Assim, espera-se que, à semelhança da sociedade espartana, o valor cívico feminino seja colocado em evidência.
Gustavo Mendonça
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.